terça-feira, 12 de novembro de 2013

Professor revela que falta de recursos do governo RC pode "fechar" UEPB


Professor revela que falta de recursos do governo RC pode "fechar" UEPB
Imagens: Walla Santos
Um dos tópicos acerca da Lei Orçamentária Anual (LOA) que foi discutida na Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira (11) foi acerca do repasse para a Universidade Estadual da Paraíba. Na audiência pública estiveram presentes professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da instituição.
O professor do departamento de Filosofia e integrante do movimento "Reage UEPB" Jomar Ricardo da Silva, enfatizou que "caso não exista um diálogo entre o Governo do Estado e o apoio da Assembleia, a nossa instituição corre o risco de parar suas atividades por falta de recursos". Jomar revelou que a instituição corre o risco de não ter sequer condições de se manter funcionando.


O coordenador-geral do DCE da UEPB, Alberto Alves acredita que a Universidade necessita de um subsídio especial, porém "a gente está com o risco iminente de as contas da Universidade ser mais reduzida ainda". Alberto destacou que os estudantes, técnico-administrativos e professores da UEPB reivindicam para que a instituição não sofra com o decréscimo previsto. "Nós não podemos deixar a nossa instituição, a instituição da Paraíba, dos brasileiros sofrer com essa retirada de investimentos".

EUPB
O professor Jomar Ricardo destacou que a Universidade necessita de ampliar número de vagas na graduação e na pós-graduação, ampliar os Campi (já tendo inclusive a proposta de instalação de um Campus no Vale do Piancó) e a necessidade de produzir cada vez mais conhecimento, arte e cultura. "Cultura e arte para a juventude e conhecimento científico socializado com a população. Isso é o que faz com que a gente consiga, através da instituição, diminuir o índice de desigualdade social e combater de forma decisiva a miséria no estado da Paraíba".
ClickPb