quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O municipio de Santana dos Garrotes foi contemplado com o projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (FNDE-CET/UnB)

Projeto "Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia - Formação de agentes para dinamização da Alimentação Escolar no Espaço Educativo a partir da gastronomia e sustentabilidade",
executado pelo Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/ MEC). Foi selecionados 300 municípios de todas as macrorregiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). A meta é a formação de no mínimo 900 e no máximo 1500 agentes multiplicadores, que serão nomeados pelos gestores dos municípios e estados participantes, de cerca de 300 municípios e/ou estados. Processo formativo continuado, com formação presencial de 64 horas e 40 horas de ambiente virtual de aprendizagem, totalizando 104 horas de curso, no período de agosto de 2013 a abril de 2014.
O PEHEG foi elaborado com a intenção de dinamizar o currículo escolar tendo a horta e a gastronomia como eixos geradores da prática pedagógica e promovendo a prática de hábitos alimentares saudáveis. Respeitando e permitindo, assim, a valorização de ingredientes e receitas regionais, técnicas culinárias de preparo de alimentos, e da experiência dos sabores e aromas, impactando positivamente na qualidade sensorial e na apresentação das refeições escolares.
O objetivo do projeto, em nível nacional, é fomentar a formação de agentes envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar com vistas à promoção do hábito alimentar saudável e à educação ambiental dentro das escolas a partir da dinamização do currículo, tendo como eixo gerador da prática pedagógica a gastronomia e a horta escolar. Na região apenas o municipio de Serra Grande e Santana dos Garrotes foram contemplados.
A cidade de Santana dos Garrotes foi selecionada para o projeto e desenvolverá em 5 escola o projeto educando com horta escolar e gastronomia.
Pólo responsavel pelo municipio Recife-PB, capacitação para o projeto dia 30 de setembro a 04 de outubro.
Equipe coordenadora local – Multiplicadores:
Nutricionista: Nathalia
Coordenador pedagogico: Maria da Saúde

Coordenador para ambiente e hortas:Francimária Florentino de Souza



Coordenador de Alimentação Escolar: Sancha Neta


Élio Ribeiro de Morais

Prefeito Constitucional

Ednaura Gouveia
Secretária de Educação