quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Especialista em Redes Sociais e Gestão do Conhecimento faz palestra no Brasil-Canadá 3.0

Uma das palestras confirmadas na Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0 tem o tema “Redes Sociais e Gestão do Conhecimento em Cultura Digital”.


Para explicar melhor os principais pontos desta abordagem, a especialista Mariana Tavernari defende que, tanto a gestão do conhecimento quanto as redes sociais são componentes importantes da chamada cultura digital, contexto tão caraterístico da contemporaneidade.

“Redes sociais são, antes de tudo, um modelo conceitual para pensar a sociedade como um todo integrado e sistêmico, cuja dinâmica das relações passa por rápidas e profundas alterações. São padrões de interconexões entre um conjunto de coisas.
Redes Sociais são um fenômeno que envolve sistemas complexos sociais, econômicos, culturais e tecnológicos”, sintetizou

Formada em Jornalismo e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, Tavernari é consultora Globant em Gestão do Conhecimento, Gestão da Inovação, Comunicação, Redes Sociais e Cultura Digital. Segundo ela, a gestão do conhecimento, visa organizar as principais políticas, processos e ferramentais gerenciais e tecnológicos à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados para a empresa e benefícios para os colaboradores internos e externos.

“Quando analisamos os modos de viver e trabalhar na contemporaneidade, é inevitável não mencionar impactos que a utilização de redes proporcionam nas estruturas organizacionais e nos modelos de gestão do conhecimento e da informação. É aqui que tratamos das dimensões da colaboração, e mesmo da inovação e da criatividade. No entanto, cada organização tem uma necessidade distinta e, portanto, objetivos estratégicos distintos. Dessa forma, os benefícios trazidos pela utilização de redes sociais serão igualmente distintos”, esclarece.

A palestra de Mariana Tavernari é voltada para todos aqueles que se interessam pelo contexto da contemporaneidade. De forma mais específica, àqueles que entendem a relevância de fenômenos emergentes na sociedade, como o conceito de redes sociais e que buscam apropriar-se desses conceitos para aplica-los nas suas organizações, sejam elas privadas ou públicas, seja para melhorar a produtividade das equipes a partir do maior intercâmbio de informações, até criar formas de retenção e transferência de conhecimento adquirido na organização, mantendo o histórico da empresa, independentemente da rotatividade de colaboradores.

“Quando tratarmos de memória corporativa, isso se dará dentro do contexto do gestão do conhecimento, como um conceito que permite pensar a empresa como o lugar onde se organizam os saberes e as inteligências individuais em inteligências coletivas com capacidade criativa de empreender. E a articulação entre o conhecimento individual e organizacional pode ser uma pedra fundamental para o crescimento das empresas e o incremento de suas estratégias competitivas”, pontuou.

Ela entende que uma visão prospectiva das redes sociais deve passar, antes de tudo, por uma análise profunda de todas as implicações desse conceito para a sociedade atual. “Quando falamos em redes sociais, antes de tudo, nos referimos a um movimento histórico e teórico, que permeia toda a história das Ciências Humanas e Sociais, e antecede o chamado ‘determinismo tecnológico’. A possibilidade de estabelecer conexões por meio do computador e de plataformas tecnológicas é algo relativamente recente, que provocou enorme impacto na dinâmica das relações humanas”, destacou.

Sobre a Conferência - A Brasil-Canadá 3.0, edição 2013, é uma conferência nacional que trata das mídias digitais e dos seus impactos na sociedade. O objeto central da conferência é definir desafios do futuro digital do Brasil com o engajamento e a participação de vários setores da sociedade. O título desta edição da conferência será “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”.

Inspirada no modelo da Conferência Canadá 3.0, a Brasil-Canadá 3.0 deste ano acontecerá mais uma vez na Paraíba nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no polo Cabo Branco, em João Pessoa. O evento reunirá Governo, Pesquisadores e Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento e inovação.


Fonte: Blog Piancó News