segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Mulheres assumem o poder no Vale do Piancó, constata o DiamanteOnline. Confira!


Mulheres capacitadas não são difíceis de encontrar. Apesar de que o sertão paraibano tem a má fama de cidadãos analfabetos, uma boa parcela dos profissionais que atuam em todo o Estado são naturais das pequenas cidades das microrregiões sertanejas.

Durante uma breve analise somente na microrregião do Vale do Piancó, no interior da Paraíba, foram constatadas, ao menos, cinco mulheres a frente dos poderes executivos municipais, todas elas com uma boa bagagem curricular. O dado obtido pelo Portal DiamanteOnline, é marcante na história da política da região.


Quebrando este tabu, o município de Boa Ventura é o mais recente, desde sua fundação, há mais de 50 anos, o ano de 2013 foi marcado com a posse da primeira mulher a assumir o maior cargo da administração pública municipal.

Conforme os dados, as cinco mulheres que administram os municípios de: Santana de Mangueira, Diamante, Boa Ventura, Igaracy e Nova Olinda, possuem nível superior de escolaridade e ou já atuaram em cargos relevantes em meio à sociedade.

Dados
Prefeita de Nova Olinda: Maria do Carmo Silva - Servidora Pública Estadual - Escolaridade: Superior Completo.

Prefeita de Igaracy: Deusaleide Jerônimo Leite - Servidora Pública Estadual - Escolaridade: Superior Completo.

Prefeita de Santana de Mangueira: Tânia Mangueira Nitão Inácio - Servidora Pública Municipal - Escolaridade: Superior Completo.

Prefeita de Boa Ventura: Maria Leonice Lopes Vital – Enfermeira – Escolaridade: Superior Completo.

Prefeita de Diamante: Marcília Mangueira Guimarães – Enfermeira - Escolaridade: Superior Completo.

O papel social da mulher e sua posição na sociedade brasileira ainda são permeados de contradições. E na política, pergunta-se, ainda existe um espaço fechado, compartilhado apenas entre os homens? A resposta poderia ser sim e não, dependendo do interlocutor ou do ponto de vista.

Em termos históricos o espaço feminino na política está se expandindo, mas não nas proporções esperadas, se considerarmos o crescimento do eleitorado feminino e a criação de normas legais garantindo sua participação.

Quando observamos a situação das brasileiras na esfera da política do país na última década, o primeiro aspecto a destacar é, sem sombra de dúvida, o fato histórico e inédito da eleição de Dilma Rousseff.

Em 2010 o Brasil elegeu, pela primeira vez, uma mulher para a Presidência da República e com isso, entrou para um seleto grupo de países de democracia representativa que tiveram ou têm uma mulher como presidente, e nos quais se destacam nações latino-americanas. Em 2010, cinco mulheres ocupavam esse cargo na região.

Os partidos políticos alegam dificuldades em atrair as mulheres para seus quadros mas segundo estudo do IBGE, o fenômeno não decorre da carência de mulheres aptas a concorrer, mas sim do modo como os partidos são organizados, efetivamente controlados por homens, dando pouco espaço para mulheres estruturarem suas campanhas.

Sabe-se que, entre os 18 municípios que compreendem a microrregião do Vale do Piancó, pelo menos cinco são administradas por mulheres, tendo ainda, a representação feminina nas Câmaras Municipais.  

Fonte: DiamanteOnline