terça-feira, 12 de novembro de 2013

Após dois meses, Conab reabre polo de abastecimento no Sertão da PB


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reabriu nesta segunda-feira (11) um dos polos do Sertão da Paraíba que tinham sido fechados no início do mês de setembro. De acordo com o superintendente da órgão no estado, Gustavo Guimarães, a revenda de milho foi restabelecida em Itaporanga e até o final da semana deve ser retomada em Sousa e Catolé do Rocha.

Os três polos da Conab tinham deixado de funcionar após um corte de recursos por parte do governo federal. O contingenciamento diminuiu em mais de 60% o repasse para a empresa na Paraíba. Durante visita à Paraíba, ainda em setembro, a ministra da secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, já tinha dito que os cortes seriam revistos.

Com o fechamento dos polos, a distribuição do milho no Sertão tinha ficado concentrada na cidade de Patos. A situação gerou reclamação de produtores da região, pois segundo eles o tempo de viagem e o custo dos fretes tornava a compra inviável. Gustavo Guimarães disse que os polos de Itaporanga, Sousa e Catolé do Rocha , juntos, vão receber três toneladas de milho no mês de novembro.

“Houve a normalização com a pressão que a bancada federal fez. O governo fez o descontingenciamento dos recursos e nós estamos podendo fazer frente às despesas”, afirmou Gustavo Guimarães. O superintendente explicou que em Sousax e Catolé do Rocha ainda não houve a reabertura porque ocorreu um pequeno problema com o transporte dos grãos. “O embarque será feito hoje e ainda durante esta semana os polos voltarão a funcionar”, completou.



Fonte: G1 Paraíba
Foto Ilustrativa