domingo, 30 de outubro de 2016

Criação de porcos ajuda agricultor fugir da crise e aumentar renda familiar, no Vale do Piancó

O criatório, de onde são vendidos suínos para grande parte do comércio de Conceição e região, foi criada no sítio Umbuzeiro, zona rural de Santa Inês, pertinho dos limites com o município de Conceição.
Autor: Redação do Portal
Para fugir da crise, o agricultor Josafá Ferreira de Oliveira encontrou no criatório de porcos uma alternativa para aumentar a renda familiar.O criatório, de onde são vendidos suínos para grande parte do comércio de Conceição e região, foi criada no sítio Umbuzeiro, zona rural de Santa Inês, pertinho dos limites com o município de Conceição.

Josafá possui dois reprodutores e dez matrizes na propriedade, o que é suficiente para produzir cerca de cem suínos, durante a gestação completa da vara. Os animais recebem todos os cuidados com alimentação, tornando a carne saudável na hora que chega à mesa do consumidor.
Ao VPN Rural, o agricultor explicou que os suínos são comercializados a partir de 18 quilos. Mas, segundo ele, no seu criatório já foi vendido porco com até 180 quilogramas. O preço da carne, que custa no mercado local 10 reais por quilograma, é repassado pelo agricultor por 8 reais e 50 centavos para os comerciantes.
O criatório de porco não é a atividade principal do agricultor Josafá Ferreira, mas auxilia muito no orçamento da família.

Fonte: Por Gilberto Angelo