segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Após derrota nas eleições, prefeita fecha hospital e maternidade no Sertão da Paraíba


A prefeita da cidade de Desterro, Rosângela de Fátima Leite (PSB), saiu derrotada nas urnas e mandou fechar o Hospital Municipal Ana Nunes Leite, o único da cidade. No mesmo prédio também funciona a Maternidade Tereza Alves Ferreira que também está fechada “no cadeado”. A medida, segundo os moradores, foi tomada logo depois de sair o resultado da eleição, quase seis da noite, do dia 02 de outubro.


Para eles, disse que fez isso porque seus adversários estavam soltando bomba perto do hospital. Mas já se passaram quinze dias do suposto movimento na frente da unidade e nada. O hospital continua fechado e quem precisa de ajuda tem que recorrer às cidades vizinhas, Monteiro e Taperoá.

A prefeita não foi encontrada por nossa equipe para falar sobre o caso e explicar por que o hospital ainda não foi reaberto. Ela não estava na prefeitura, nem na casa dela. O diretor clínico do hospital, Denílson Queiroz, disse que não iria se pronunciar.

O hospital e a maternidade foram reabertos em 2012, depois de 3 anos fechados. Foi possível depois de um convênio feito com o Governo do Estado. A intenção era atender cerca de 15 mil pessoas dos municípios da região.

Crise geral

Moradores ouvidos pela reportagem reclamam que as Unidades Básicas de Saúde não estão funcionando direito. São três postos. Na última sexta, apenas um abriu, no Bairro do Alto, e estava com um dentista e uma enfermeira. Não tinha médico.

Outro problema relatado pelos moradores é falta de ambulância para deslocar pacientes que precisam fazer exames ou tratamentos mais complexos em outras cidades. O veículos da prefeitura não estão funcionando e quem não tem dinheiro para contratar carro particular fica à mingua.
Pagamento seletivo
Na última sexta-feira, servidores que estão com salários atrasados decidiram pedir ajuda ao Ministério Público. Segundo eles, o pagamento está sendo seletivo e só quem teria recebido os salários do mês de setembro foram alguns comissionados. Lá tem 420 funcionários entre efetivos, comissionados e contratos.

Rosângela Leite teve 48.85% dos votos (2. 671). Perdeu para Didi (PR) que teve 51.15% dos votos ( 2,797 ). A cidade tem cerca de 7.900 habitantes.




Fonte Blog do Laerte Cequeira