sábado, 20 de fevereiro de 2016

Programa Café com Poesia, 16ª edição, sábado, 20 de fevereiro; apresentou o cordel "Vida e morte do Padre Aristides" e falou sobre o Dia do Auxiliar de Serviços Gerais

A décima sexta edição do Programa Café com Poesia, idealizado e apresentado pelos poetas José Nilton Leite (poeta da Macambira) e Hosmá Passos, deste sábado, 20 de fevereiro, transmitido pela Rádio Comunitária Nativa FM de Piancó, das 7h às 8h, falou sobre o cordel "Vida e morte do Padre Aristides - 80 anos da passagem da Coluna Prestes", escrito pelo poeta piancoense Josealdo Rodrigues Leite, como também do Dia do Auxiliar de Serviços Gerais.
A poetisa Açucena Hilário declamou poemas de sua autoria e algumas estrofes do cordel "Vida e morte do Padre Aristides", durante o programa e o poeta Hosmá Passos falou um pouco sobre a produção literária. Na próxima edição a poetisa dará continuidade a leitura. A apresentação do cordel "Vida e morte do Padre Aristides", configurou-se em um momento alusivo ao 9 de fevereiro de 2016, data em que completara 90 anos da passagem da Coluna Prestes em Piancó.
O poeta Hosmá Passos declamou duas estrofes de poemas que estão na coletânea de cordéis do poeta santanense Solon Bastos Cavalcante, no livro "Transpirando Reminiscencias", dentre elas uma do poeta Castro Alves, como também declamou glosas das poetisas Dulce Esteves e Francisca Araújo, sobre o tema Dengue, com mote de Hosmá. Ambas poetisas de Pernambuco. 
O poeta Hosmá Passos que é Auxiliar de Serviços Gerais em Santana dos Garrotes há mais de cinco anos, falou sobre as primeiras comemorações que ocorrerão em Santana, alusivas ao dia 22 de fevereiro, Dia do Auxiliar de Serviços Gerais.
Em Santana a categoria está assegurada por lei municipal, como também em Piancó. Santana foi a primeira cidade do Vale a instituir esse dia e Piancó a segunda, ambas através da sugestão do poeta e auxiliar, que declamou uma estrofe do poema que compôs em homenagem a categoria a qual faz parte. O poeta agradeceu aos vereadores, prefeitos e todos os envolvidos por tudo.
O poeta J. Leite declamou poemas autorias, dentre eles, o poema "A Vida após a morte", e estrofes falando sobre a Dengue, como também leu uma notícia no jornal impresso, abordando sobre o assunto citado. O poeta também mandou alô para os ouvintes e agradeceu pela audiência de todos. 
O poeta José Nilton Leite, não pode estar presente, mas ligou e declamou poemas autorias, ambos sobre temas atuais.
A poetisa Açucena e o poeta Hosmá agradeceram pela recepção que tiveram na Rádio Santana FM, na quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016. Eles participaram do programa "Entardecer no Sertão" do Coronel Manoel Humberto, a quem foram encaminhados votos de gratidão por tal gentileza com todos eles. Da mesma forma, o fizeram ao diretor presidente da Rádio João Lopes Neto, ao poeta repentista evangélico José Marcondes Lopes e a Paulo Foto Digital. Leia mais ... 
Rayssa Araújo comunicou aos demais da Equipe que se afastará do programa por questões relacionadas aos estudos. Já Sabrina Lima, justificou sua ausência. 

Fotos e texto por Hosmá Passos.