quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Padre e populares fazem movimento pedindo a inclusão do rio Piancó na transposição


Padres, estudantes, lideranças políticas e moradores do município de Boa Ventura, no Sertão paraibano, a 448 km de João Pessoa, participaram, nesta quarta-feira (23), de uma mobilização pela inclusão do rio Piancó como ramal da transposição do São Francisco.

A mobilização começou por volta das 9h40 e percorreu diversas ruas da cidade de Boa Ventura. Segundo o padre Djacy Brasileiro, um dos organizadores da manifestação, mesmo com as chuvas de janeiro e fevereiro os mananciais estão secos e a população segue sem água.

“Saímos pelas ruas gritando palavras de ordem e pedindo a inclusão do rio Piancó no projeto da transposição. Recebemos garantias de senadores de que seremos contemplados com esse ramal, mas até que essa obras saia precisamos de ajuda porque o clamor pela água é grande na nossa região”, contou o padre Djacy.

Ainda segundo padre Djacy Brasileiro, diversas cidades da região estão sofrendo com a escassez de água e a inclusão de um ramal da transposição vai aliviar o sofrimento da população.

“Cidades como Itaporanga, Boa Ventura, Diamante e Pedra Branca estão clamando por água. São diversos poços perfurados que amenizam, mas não resolvem o problema. Tem chovido desde janeiro, mas os reservatórios não estão recebendo água. Com as águas do São Francisco banhando nossa região o rio Piancó será perene e matará a sede dos sertanejos, além de ajudar na agricultura e criação de animais”, afirmou o padre.

Em nota enviada ao Portal Correio, o Ministério da Integração Nacional informou que o empreendimento do Ramal do Piancó está em fase de licitação para a elaboração de estudos de viabilidade e anteprojeto.

Segundo o Ministério, em janeiro deste ano, o Termo de Referência para a licitação foi concluído pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. A próxima etapa, após a conclusão dos estudos e anteprojeto, será a execução das obras.

Apesar disso, o Ministério da Integração informou que o prazo estimado de conclusão depende da concepção a ser definida pelo anteprojeto e, com isso, não falou nenhuma data.


VÍDEO
 

Fonte Portal Correio