terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Patoense Carlinhos perde 160 quilos e recebe alta do Hospital das Clínicas


Internado há sete meses no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o jovem patoense Carlos Antônio dos Santos Freitas - conhecido como Carlinhos - recebeu alta do HC no dia 30 de janeiro. O paciente - que chegou ao HC com 420 quilos - deixa a unidade pesando 261,6 quilos.

Os médicos entenderam que não havia mais justificativa clínica para Carlinhos continuasse internado. Segundo o grupo, a alta temporária, ocorrida em dezembro e janeiro, serviu como preparação para esta alta hospitalar. “O período que ele passou em casa foi muito bem sucedido. Auxiliou-o no processo terapêutico. As equipes envolvidas cumpriram o plano de cuidados elaborado pelo HC. Carlos melhorou a sua mobilidade e, inclusive, perdeu nove quilos, demonstrando ser possível continuar o tratamento em sua residência com a assistência da equipe do território”, afirmou a assistente social do HC Renata Severo.

A equipe ressalta que, embora o paciente tenha recebido alta do hospital, a alta no tratamento não pode ser considerada. Um plano de cuidados foi lançado pelas secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social de Patos, que se responsabilizarão conjuntamente pelo caso. Carlinhos também será acompanhado à distância pela equipe de profissionais do Hospital das Clínicas.

O paciente retornará ao HC em abril, ficando na unidade por uma semana para realizar uma reavaliação e se submeter a diversos exames.

CASO - Carlos foi admitido no HC no dia 9 de julho com cerca de 420 quilos e atualmente pesa 261,6 quilos. Além da perda do excesso de peso, ele tem apresentado outros avanços: caminha distâncias curtas sozinho (sem uso de qualquer acessório para auxiliá-lo), já utiliza o banheiro e melhorou sua alimentação por meio de uma dieta planejada para o seu quadro de desnutrição proteica e para a perda de peso de forma saudável. Sobre a indicação cirúrgica, o corpo médico entende que ainda não é o momento de decidir sobre qual procedimento adotar.




Fonte Do JC Online