segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Programa Violas do Piancó: Poeta Zé Limeira convida para Festival de Violeiros em Piancó e Hosmá Passos declama poema do livro recém lançado do poeta santanense Solon Bastos

O poeta Zé Limeira de Piancó durante o seu programa, Violas do Piancó, que vai ao ar, das 17h30 às 18h, de segunda a sexta-feria, na Rádio Comunitária Nativa FM de Piancó, desta segunda-feria, 18, recebeu o poeta Hosmá Passos que declamou um poema do Livro Coletânea de Cordéis - Transpirando Reminiscencias, recém lançado pelo poeta santanense Solon Bastos Cavalcante, aos 82 anos. Hosmá Passos esteve presente no lançamento do livro que ocorreu no último sábado, 16, na Câmara de Vereadores de Santana dos Garrotes - PB, às 15h.

Durante o programa os poetas convidaram a todos os amantes e apologistas da cantoria para o Festival de Violeiros Repentistas de Piancó, que ocorrerá na sexta-feira, 29 de janeiro, na cidade de Piancó. O Festival será realizado na Casa da Cultura Maria Zenaide Brasilino, no salão de apresentações, a partir das 20h com entrada franca. O evento busca reconhecer a importância da literatura de cordel, do repente, enquanto patrimônio histórico e cultural do povo nordestino e brasileiro, além de divulgá-la para as novas gerações. 

Foram selecionadas cinco duplas de violeiros repentistas e cordelistas que cantarão repentes em diversas modalidades, a exemplo de sextilha, quadra, mote de 7, mote de 10, beira mar, martelo agalopado e martelo alagoano. As duplas receberão troféus de participação e uma quantia em dinheiro. 

Mesmo sendo de origem bastante remota e dotado de simplicidade, o cordel não deixou de dialogar com a atualidade e mantém sua característica principal: relatar os acontecimentos do cotidiano. Política internacional, ecologia, corrupção e até Internet já viraram temas de cordel. Diante de tantas inovações, os cordelistas, repentistas tentam manter viva uma das tradições do cordel: a de homenagear seus antepassados. 

O Projeto Festival de Violeiros Repentistas / Piancó - PB é uma realização e produção do poeta Zé Limeira de Piancó, com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Piancó em comunhão com a Secretaria de Cultura Municipal, prefeito Sales Lima e secretário João Leite Ferreira. A abertura do festival vai contar com a apresentação dos poetas declamadores do Programa Café com Poesia e em seguida, as cinco duplas de repentistas darão continuidade ao espetáculo com suas apresentações. O evento conta com a parceria cultural do Programa Café com Poesia da Rádio Comunitária Nativa FM de Piancó, idealizado e apresentado pelos poeta declamadores José Nilton Leite, Hosmá Passos, J’ Leite, Sabrina Lima, Rayssa Araújo e Açucena Hilário. 

Realização: Poeta Zé Limeira 
Produção: Poeta Zé Limeira 
Tel: (083) 99186-2721 

Do Palestina Online, por Hosmá Passos.