sábado, 23 de janeiro de 2016

Programa Café com Poesia, 12ª edição, sábado, 23 de janeiro; recebeu o Coronel Manoel Humberto apresentador do Programa “Entardecer no Sertão” da Rádio Comunitária Santana FM e o poeta repentista Zé Limeira de Piancó

A décima segunda edição do Programa Café com Poesia, idealizado e apresentado pelos poetas José Nilton Leite (poeta da Macambira) e Hosmá Passos, deste sábado, 23 de janeiro, transmitido pela Rádio Comunitária Nativa FM de Piancó, das 7h às 8h, teve a honra de receber o Coronel Manoel Humberto, idealizador e apresentador do Programa “Entardecer no Sertão” da Rádio Santana FM de Santana dos Garrotes – PB e o poeta Zé Limeira de Piancó, idealizador e apresentador do programa “Violas do Piancó” da Rádio Nativa FM, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 18h.
Com os titulares, Rayssa (10 anos), Açucena (12 anos) e o poeta Jota Leite (Zé Leite), ambos declamaram poemas autorais. Desta vez, Rayssa lançou o seu primeiro poema escrito especialmente para o programa. Sabrina Lima não esteve presente mais uma vez, em razão das férias com seus familiares em outra cidade distante. Mas em breve estará de volta.


Os poetas J’ Leite e José Nilton cantaram sextilhas em apologia ao Sertão ao som da viola do poeta Zé Limeira que fez o acompanhamento. Zé Limeira cantou a belíssima canção Declaração de Amor do poeta Pedro Bandeira. O poeta aproveitou o momento e convidou os piancoenses para prestigiar o Festival de Violeiros, na próxima sexta-feira, 29 de janeiro, na Casa da Cultura Maria Zenaide Brasilino, a partir das 20h.


O Coronel Manoel Humberto, ativista cultural, idealizador e apresentador do "Programa Entardecer no Sertão" da Rádio Comunitária Santana FM, que vai ao ar todas as segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 17h. Falou sobre o seu programa e sobre o Livro "Transpirando Reminiscência" do poeta Solon Bastos, além de declamar estrofes do folheto que falam sobre os anos 1958, ano que houve uma seca e o inicio da construção da estrada de Piancó à Princesa. Falou também que prende realizar um Festival de Sanfoneiros em Santana dos Garrotes, juntamente com amigos em breve. Recordou o tempo que jogava bola em Piancó e mandou alô para os amigos.

Em suas considerações finais convidou a Equipe do Programa Café com Poesia para em breve participar do seu programa na Rádio Santana FM, que é presidida por João Lopes Neto. O poeta Hosmá Passos em nome da Equipe do Programa presenteou Manoel Humberto com cordéis dos poetas Erivar Moisés (poeta do Marmeleiro) e J. Sousa, entre eles, Itaporanga uma História de Amor e o Mundo em Frente e Verso.



Poemas autorais declamados pela poetisas Rayssa e Açucena.



Meu querido Sertão

Sertão querido e amado por muitos admirado, terra de povo humilde e trabalhador. Dou valor ao Nordeste e ao meu querido Sertão. 

Mim orgulho dessa terra de gente forte e de muita fé, que vivem pedindo chuvas para Deus e hoje posso dizer que o povo do Sertão agradece pois enfim as orações Deus atendeu.

Esperamos tanto tempo para ver esse momento tantas chuvas no Sertão podemos ver até alagamentos por ai nesse mundão.

Cai chuvas, raios, relâmpagos e trovão.

Obrigada meu Deus por tanta chuva no Sertão. 

Autora : Rayssa Araújo Ventura. 



Minha Família

Eu amo minha família
De todo meu coração
É uma benção quem tem
Uma também nesse chão
Quem tem a sua, não tem
Tristeza no coração.

Eu, minha mãe e meu pai
Juntos com meus dois irmãos
Lázaro e Rômulo Vinícius
A quem amo-os de montão
Digo a todos vocês
De todo o meu coração.

Que tenhamos sabedoria
Com paz, saúde e alegria
Pra viver em harmonia
Pois Deus nos abençoou 
E somos todos felizes
Do jeito que ele criou.

Só tenho a agradecer
A Deus nosso criador
Obrigado digo sempre
Pois é grande o teu valor
Que põe em nosso caminho
Alegria, paz e amor.

Autoria: Açucena Rayanne Hilário Veras.

Fotos e texto por Hosmá Passos.