segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Coletâneas de Cordéis do poeta Solon Bastos em foco no programa "A Voz da Cultura" na Rádio Boa Nova FM 87.9 Mhz de Itaporanga-PB

O Programa "A Voz da Cultura" da Rádio Comunitária Boa Nova FM de Itaporanga - PB, idealizado e apresentado pelo Sargento Moisés, o "poeta do marmeleiro", recebeu na tarde desta segunda-feira, 25 de janeiro de 2016, o poeta, ativista cultural e apresentador do Programa Café com Poesia da Rádio Comunitária Nativa FM de Piancó, Hosmá Passos, que declamou poemas do livro do poeta Solon Bastos Cavalcante.

O livro Coletâneas de Cordéis - Transpirando Reminiscências foi lançando recentemente, no dia 16 de janeiro, na Câmara Municipal de Santana dos Garrotes - PB, pelo poeta popular Solon Bastos Cavalcante, aos 82 anos. Ele aborda quatro temas: I - Menção ao Folclore brasileiro; II - A história da frente de emergência de Piancó à Princesa - Seca de 1958; III - Santana dos Garrotes - da emancipação até os dias atuais; IV - Transpirando Reminiscências; V - Mote:: Magna Diniz é o farol da minha inspiração. Hosmá declamou os folhetos I e IV.


O poeta Hosmá Passos, aproveitando a audiência do programa, convidou todos os itaporanguenses, apologistas e amantes da cantoria para prestigiar o Festival de Violeiros que ocorrerá na próxima sexta-feira, 29 de janeiro, na Casa da Cultura Maria Zenaide Brasilino, na cidade de Piancó - PB, a partir das 20h. O evento está sendo organizado pelo poeta Zé Limeira de Piancó e tem o apoio do programa Café com Poesia.

Os poetas durante o programa dialogaram sobre a importância do poder público fomentar ações para integrar as crianças, jovens e adultos na arte, principalmente na música e na poesia. Eles defendem que o Emponderamento Social deve ocorrer para que se descubra os talentos das pessoas, dando a elas a chance de descobrir os seus talentos ocultos e adormecidos.

Durante o programa o Sargento Moisés presentou Hosmá Passos com a Revista MARCAS DO ANO, produzida em Itaporanga e recheada com recortes da mesma.
A Rádio Comunitária Boa Nova FM de Itaporanga - PB, é presidida por Ailton Pedro e Dona Kivia, pessoas inteligentes e assertivas que muito tem contribuído para o desenvolvimento cultural e de um modo geral de Itaporanga.

Fotos/texto por Hosmá Passos.