sábado, 16 de janeiro de 2016

Programa Café com Poesia, 11ª edição, sábado, 16 de janeiro; lançamento do livro "Transpirando Reminiscências" do poeta santanense Solon Bastos e o primeiro poema de Açucena

A décima primeira edição do Programa Café com Poesia, idealizado e apresentado pelos poetas José Nilton Leite (poeta da Macambira) e Hosmá Passos, deste sábado, 16 de janeiro, transmitido pela Rádio Comunitária Nativa FM de Piancó, das 7h às 8h, discorreu sobre o lançamento do livro "Transpirando Reminiscências" do poeta santanense Solon Bastos que ocorrerá na tarde deste sábado, 16 de janeiro de 2016, na Câmara Municipal de Vereadores de Santana dos Garrotes que é presidida pelo Vereador Rênio Macedo.

Durante o programa foi divulgado o lançamento do livro do poeta Solon Bastos e foi feito o convite a todos os poetas piancoenses e amantes da poesia para se fazerem presente, a partir das 15h, na Câmara Municipal de Vereadores de Santana dos Garrotes e prestigiar o poeta popular. O lançamento do livro na Casa do povo é mais uma parceria do presidente Rênio Macedo que busca valorizar os filhos santanenses e a cultura popular local e de um modo geral, busca uma Santana melhor para todos.

Com os titulares, Rayssa (10 anos), Açucena (12 anos) e o poeta Jota Leite (Zé Leite), o programa teve como tema principal o lançamento do livro acima mencionado. O J' Leite cantou, declamou poemas autorais e de outros autores. José Nilton Leite declamou seus poemas e Rayssa e Açucena declamaram poemas do poeta José Nilton Leite e do livro, "O Mundo em Frente e Verso", do poeta de Itaporanga, J. Sousa. Sabrina Lima que também faz parte da equipe do Café com Poesia, não esteve presente, mas justificou sua ausência.


Os poetas Hosmá Passos e José Nilton Leite fazendo a comunhão das artes, poesia e cinema, discorreram brevemente sobre a segunda reunião que foi realizada nesta sexta-feira, 15 de janeiro de 2016, às 19h, no Salão de Apresentações da Casa da Cultura.

Durante a reunião foi exibido OS ASSOMBRADOS, o primeiro curta metragem feito em Piancó-PB e produzido pelo Grupo Evolução de Piancó. Essa foi a segunda Reunião de Definição do Curta Metragem: AI! COMO EU SOFRO! de Paullynho Piancó, idealizado por Alex Fernandes, com direção de Chico Jó. Os poetas são integrantes do elenco do filme e participaram da reunião. Leiam mais sobre em...



Hosmá Passos declamou estrofes do poema do livro “Itaporanga Uma História de Amor”, do poeta Sargento Moisés, o poeta do Marmeleiro, e um poema do livro, “Nosso Amor de Sempre” da poetisa Márcia Souto, ambos parceiros culturais do programa Café com Poesia. O destaque e a surpresa do programa foi lançamento do primeiro poema que a poetisa Açucena leu de sua própria autoria intitulado, Minha Terra, que foi composto especialmente para ser lançado no Café com Poesia.

Minha Terra

Cidade abençoada e querida 
Do meu querido mundão
Um pedacinho do Brasil
Que amo de coração
Terra de quem gosta do que faz
Esse é o meu sertão.

Abençoada por Deus 
E Santo Antônio na proteção
Padroeiro dos seus filhos
Gente boa e de ação
Representantes de valor
Precisa na administração.

Terra de gente feliz
E de toda sociedade
Terra que demostra sempre
A sua realidade 
Piancó na Paraíba
Minha Terra de verdade.

Bendita seja essa terra
De glória, bençãos e luz
Força, fé e harmonia
Em nosso Cristo Jesus
Que só Ele é nosso guia
Que toda vida conduz.

Eu sou filha dessa Terra
Sempre, sempre apaixonada
Terra de gente bacana
Por Santo Antônio abençoada
Sou Açucena Rayanne
Sou poetisa inspirada.

Autora: Açucena Rayanne Hilário Veras.

Fotos e texto por Hosmá Passos.