quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Saiba as últimas informações sobre o Açude de Coremas; medições e crise hídrica...


Neste 17 de Novembro do corrente, foi realizada mais uma inspeção ao Açude Coremas Mãe D’água.

Os trabalhos foram coordenados pela S.O.S Rio Piancó, que através de seus membros: José Rodrigues Filho e Romário Jerônimo.

No curso das atividades relacionadas aos trabalhos, foram elas: Realizadas de diversas medições, tanto entre as laminas d’água da capacidade total, quanto também no volume em que se encontram hoje os mananciais Coremas/Mãe D’água.

A medição foi realizada na torre de comando do Coremas da seguinte forma; Através de uma trena com capacidade de medir até 50 m, cinquenta metros. O equipamento contendo um pendulo de 1. Kg na ponta, onde oportunamente foi lançado do alto da torre, onde está sinalizada a quota de sangria do manancial, ficando constatado neste 17 de Novembro de 2015, um declínio em suas águas de 19.26 cm, dezenove metros e vinte e seis centímetros.

Em seguida foi realizada medição da profundidade da água no pé da torre de comando, mais precisamente no sentido parede (talude) do açude, ficando constatada a seguinte medição: 1.96 cm, um metro e noventa e seis centímetros.

Ficando nitidamente claro que do nível de sangria para a lama (piso natural) localizado no pé da torre possui a seguinte medição: 21.22 cm, vinte e um metros e vinte e dois centímetros.

Mais uma medição foi realizada, desta vez foi à extensão da parte no curso descoberto pelas águas, parte essa que fica entre a coroa da parede (talude de sustentação das águas), até a atual lamina d’água, ficando constatada a seguinte medição: 64.97 cm, sessenta e quatro metros e noventa e sete centímetros.

Da Assessoria