quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Moradores fazem protesto por abastecimento de água, no Vale do Piancó...


Moradores da comunidade Mãe d'água e da cidade de Coremas, no sertão da Paraíba realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (24) na rodovia estadual PB-366.

Um bloqueio foi realizado no km 0 da via, que liga de São José de Piranhas, no alto sertão da Paraíba ao município de Barro, no estado do Ceará.

A manifestação foi contra a decisão da Agência Nacional de Águas (ANA) de manter aberta a comporta que libera água do açude Mãe d'água.

Durante o protesto veículos foram posicionados na estrada, impedindo a passagem de quem viajava com destino as cidades de Piancó e São José da Lagoa Tapada. Segundo o grupo que realizou a manifestação a água consegue abastecer outras localidades distantes, no estado dom Rio Grande do Norte, mas não tem força para chegar até as casas próximas ao açude. Sem previsão de chuvas, nem de diálogo com os órgãos responsáveis, os moradores da região se sentem prejudicados. 

A água do açude segue até o Rio Grande do Norte onde abastece cerca de 90 mil pessoas em vários municípios. Juntos os açudes de Coremas e Mãe d'água têm capacidade de mais de 1 bilhão de metros cúbicos de água. Mas de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas, atualmente Coremas está com 12,2% da capacidade total e o reservatório de Mãe d'água com 15,7%.

Em nota, a ANA informou que é necessário deixar as comportas abertas para perenizar os rios Piancó e Piranhas até Jardim de Piranhas, no estado do Rio Grande do Norte, mas que uma nova reunião com a participação da CAGEPA, AESA, MPF, MPE e DNOCS deve acontecer. A reunião tem como objetivo apresentar a situação atual de armazenamento dos açudes de Coremas e Mãe d’Água e as perspectivas de esvaziamento, interrupção dos usos da água do açude Mãe d’Água para irrigação e aquicultura, discussão sobre as alternativas de atendimento das demandas de consumo humano e dessedentação animal nas comunidades após o fechamento dos registros.
Do G1