sábado, 28 de novembro de 2015

Grupo Evolução de Piancó participou de Minicurso de Cinema do Projeto Viação Paraíba ministrado por Torquato Joel/COEX/UFPB em Nova Olinda – PB

Neste sábado, 28 de novembro, os integrantes do Grupo Evolução de Piancó Alex Fernandes, Lucas Farias, Hosmá Passos (poeta apresentador do Programa Café com Poesia e ativista cultural) e Janaina Souza representante da Secretaria de Cultura e Turismo de Piancó participaram do minicurso “Iniciação ao Cinema” ministrado por Torquato Joel que foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Leite Neto, na cidade de Nova Olinda – PB. O minicurso faz parte da I RÉSTIA – MOSTRA DE CINEMA DE NOVA OLINDA – PB, que está sendo realizada de 27 a 29.
O evento é uma realização da Réstia Produções/Projeto Viação Paraíba, ministrado por Torquato Joel/COEX/UFPB e o Solar dos Cazé de Nova Olinda, através dos organizadores Jair Cazé, Vilma Cazé e família. O acontecimento inédito para o município e adjacências, (sítios e cidades circunvizinhas) objetiva promover um pouco mais de alegria com diálogo, conhecimento, lazer e entretenimento, à região. 
Está havendo exibição de filmes paraibanos premiados, debates e minicursos, sobretudo, filmes produzidos em pequenas cidades da Paraíba que estão ganhando prêmios e o mundo através de festivais de cinema. E ao mesmo tempo educando e colaborando para a cadeia produtiva do cinema na Paraíba. Este é um passo importante para a descentralização da cultura e a história da arte em Nova Olinda. Antes de tudo, conhecer-se, dai para o mundo. 
Além da Mostra de filmes paraibanos premiados, foram realizados neste sábado, 28, dois (2) minicursos: “Iniciação ao Cinema” e “Cinema e Educação”, ministrados respectivamente por Torquato Joel (Coordenador do Projeto Viação Paraíba - COEX/UFPB) e Virgínia de Oliveira Silva (Coordenadora do Projeto Cinestésico - CE/UFPB) com a colaboração dos parceiros Rodolpho de Barros (cineasta - Voluntário do Projeto Viação Paraíba), Edson Lemos (estudante do Curso de Cinema/UFPB - Projeto Viação Paraíba), Daniel Alves (estudante do Curso de Geografia/UFCG - Participante do Projeto Janela do Mundo - Juripiranga - PB), Luciana França (estudante do Curso de Ciências Sociais/UFPB - Voluntária do Projeto Cinestésico) e Jonas Queiroz (Participante do Projeto Janela do Mundo - Juripiranga - PB). Esta Mostra é a primeira de muitas outras próximas ações de um projeto que envolve todos os segmentos artísticos, ambiente e educação sociocultural.
Fotos do Curso “Iniciação ao Cinema”.
Por Hosmá Passos.
Fotos do Curso “Cinema e Educação”.
Por Daniel Alves.

Texto por Hosmá Passos.
Fotos por Hosmá Passos e Daniel Alves.