segunda-feira, 23 de novembro de 2015

População de Piancó pede ao Governador que instale bombas para usar o "Volume Morto" do Açude de Coremas (PB)...


A população piancoense cansada de esperar pelas chuvas e sem as ações dos governantes, lembra que o governador Ricardo Coutinho (PSB), quando esteve em Itaporanga no Orçamento Participativo, agendou para Piancó, dentro dos 14 milhões em Emendas, e estava inserido a Adutora de Engate Rápido para beneficiar os consumidores, pedido que foi reforçado por requerimento do deputado Branco Mendes na Assembléia Legislativa e pelo vereador José Luiz (Neguinho) na Câmara Municipal.

Como nenhuma providência foi tomada, o prefeito Sales Lima esteve na sede da CAGEPA em João Pessoa e também reforçou o pedido.

Nada aconteceu e agora a população pede que seja analisada pelos técnicos da empresa, a possibilidade de Instalação de Bombas que farão a captação flutuante do Volume Morto de Água do Açude de Coremas.

É necessário que se aja rápido e os técnicos e engenheiros façam o engate das tubulações que captam a água do espelho d'água do açude.

O equipamento ficaria localizado, de início, na Lagoa onde já existe uma bomba, e por meio de tubulações de 600 mm,  da torre de equilíbrio, a água captada pelas bombas seria enviada à adutora e à estação de tratamento de Piancó, localizada na Rodovia BR-361, entrada de Piancó, para quem vem de Patos.

O sistema de captação flutuante é constituído de uma torre de equilíbrio e de pilares de sustentação para dentro da barragem. Serão empregados três tubos de 600 mm que puxarão água para uma tubulação de 900 mm, interligada a uma adutoras, possivelmente  de 1.100 e 900 mm. Bases flutuantes sustentarão a bomba que fará a sucção da água para a tubulação.

Segundo informações de técnicos, os locais onde a captação flutuante começaria a ser feita , varia de acordo com a profundidade. Um barco será usado para levar as bombas de um ponto a outro do açude. haverá a necessidade de trabalhar na construção do sistema de captação. A montagem da estrutura de engate com os tubos de polietileno que ficarão flutuando sobre o espelho d’água ficaria pronta no máximo em quinze dias.

A implantação de um sistema de captação flutuante é necessário, em virtude do baixo volume de água do Açude, que já se aproxima da reserva técnica. Nesse ponto a captação por gravidade é inviável. Entre a aquisição da  bomba, da tubulação e a execução das obras de engenharia, o investimento que foi empenhado na promessa do governador na época da Audiência Pública do Orçamento Democrático na cidade de Itaporanga, seria suficiente para que a ação fosse executada o mais breve possível.

Fonte: O Blog de Piancó