quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Secretaria de Segurança da Paraíba divulga balanço do Carnaval...

Polícia Militar da Paraíba registrou um total de 3.257 ocorrências. Ocorrências de perturbação do sossego foram destaque, com 976 casos. A Secretaria de Defesa Social da Paraíba (Seds) divulgou na tarde desta quarta-feira (18) um balanço de todas as atividades desenvolvidas pelas forças de segurança que atuaram na prevenção de acidentes e combate à violência durante o feriadão de Carnaval em todo o estado.
As atividades preventivas tiveram início às 18h da sexta-feira (13) e se estenderam até às 7h desta quarta-feira (18).

De acordo com os números divulgados, só a Polícia Militar registrou mais de três mil atendimentos, ao todo, foram 3.257 ocorrências, que resultaram em 110 pessoas conduzidas às Delegacias de Polícia Civil para realização de procedimentos de flagrante e Termos Circunstanciados de Ocorrência.

O Corpo de Bombeiros atendeu 398 casos de combate a incêndio e salvamentos e ainda realizou 25.215 atividades de prevenção, inclusive aquáticas. O helicóptero Acauã também atuou em resgates terrestres e aquáticos, na região metropolitana de João Pessoa e nos Litorais Sul e Norte da Paraíba.

Durante o período da operação, 24 pessoas foram detidas pela Polícia Militar por roubos ou furtos e outras 13 foram presas por homicídio ou tentativa de homicídio. O trabalho também resultou em 19 armas de fogo apreendidas durante abordagens realizadas pela Polícia Militar nas cidades de Esperança, Ingá, Campina Grande, João Pessoa, Condado, Solânea, Alhandra, Baraúna, Bayeux , além de 11 veículos recuperados e seis foragidos da Justiça recapturados.

A Polícia Civil instaurou, em todo o Estado, 86 inquéritos policiais e 44 Termos Circunstanciados de Ocorrência, além de quatro procedimentos envolvendo adolescentes em conflito com lei. Os plantões nas delegacias receberam reforço, principalmente nas regiões de praia e também no interior paraibano, onde aconteceram eventos de médio e grande porte relacionados ao Carnaval.

O Corpo de Bombeiros realizou 66 ações de combate a incêndio, 212 atendimentos pré-hospitalares, e esteve presente em 16 acidentes automobilísticos. A prevenção aquática incluiu oito resgates de afogamento sem mortes. 28 crianças que estavam perdidas foram encontradas e 33 resgates aquáticos aconteceram, com 28 atendimentos de primeiros socorros. As atividades preventivas ainda incluíram informação a banhistas e advertências, além da distribuição de 6.432 pulseiras de identificação para crianças e 32 vistorias e fiscalizações.

Patrulhamento aquático
O Batalhão Ambiental reforçou a segurança também nas praias, rios e estuários do Litoral paraibano, onde foram realizadas abordagens motos aquáticas, barcos e até em lanchas de transporte de passageiros.

Poluição Sonora 
Segundo a Polícia Militar, as ocorrências de perturbação do sossego foram destaque, com o recebimento de 976 chamadas por utilização de som alto, sendo 859 na região metropolitana de João Pessoa e nos litorais. No Carnaval do ano passado, a PM atendeu 950 chamados para ocorrências desse tipo, o dobro do ano de 2013, quando foram atendidas 475.

O Batalhão de Polícia Ambiental realizou 19 autuações por som alto e aplicou multas que variaram de R$ 5 a R$ 50 mil no período do Carnaval, nas cidades de Lucena, Baía da Traição, João Pessoa, Conde e Cajazeiras. Os equipamentos foram todos apreendidos. Além disso, três pessoas ainda foram conduzidas para a delegacia por perturbação do sossego, na praia de Jacumã, no Litoral Sul. Ao todo, mais de 100 policiais do Batalhão Ambiental reforçaram as ações contra a poluição sonora neste carnaval.

O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major Tibério Pereira, destacou que o aumento do número de solicitações e autuações é comum por causa do período. “Justamente por isso fizemos um trabalho educativo em parceria com as prefeituras dos locais onde teve uma maior movimentação de pessoas no período, com a exposição de faixas e carros circulando com orientações aos foliões”, informou.

Segundo o oficial, a meta é expandir a integração entre as polícias Militar, Civil, Poder Judiciário e Ministério Público no trabalho de combate à poluição sonora. “Isso também vai proporcionar melhores condições aos policiais das viaturas dos setores, que terão ações mais qualificadas e completas quando no atendimento de ocorrências de perturbação do sossego, reduzindo assim, com esse trabalho integrado, o número de chamados”, detalhou.

Balanço do BPTran aponta redução no número de acidentes na Paraíba
Polícia Militar registrou atendimento de 3.257 ocorrências, que resultaram em 110 pessoas conduzidas às Delegacias de Polícia Civil (Foto: Wagner Varela/Secom-PB)
Helicóptero Acauã atuou em resgates terrestres e aquáticos, na Região Metropolitana de João Pessoa e nos litorais Sul e Norte da Paraíba (Foto: Wagner Varela/Secom-PB)

DoG1 PB