sábado, 21 de setembro de 2013

MPF realizará consulta pública sobre seca na Paraíba


Para estreitar relações com a sociedade e pautar quais as prioridades de sua atuação no tocante aos problemas da seca no estado, o Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba realizará consulta pública em 10 de outubro de 2013, na cidade de Sousa (PB). O evento "Seca, esse problema também é nosso. O MPF quer ouvir você", ocorrerá no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG – Campus Sousa), das 8h às 12h.A consulta pública pretende reunir cidadãos e representantes da sociedade civil, de entidades públicas e privadas ou de organizações não-governamentais para identificar temas importantes, relacionados à seca, em que o MPF deve atuar. A ideia é responder à pergunta "O que faz e pode fazer o MPF pela sociedade, no tocante aos problemas da seca na Paraíba?".

Segundo o procurador-chefe substituto Rodolfo Alves Silva conhecer um pouco mais os problemas relacionados à seca, ouvindo a própria sociedade, é a forma de identificar iniciativas para que o Ministério Público Federal possa atuar neste aspecto, pois muitas questões cíclicas vinculadas ao clima estão relacionadas com verbas públicas federais ou mesmo à atuação incisiva de órgãos federais. “Venha contribuir com o seu relato e a sua experiência para que possamos aprofundar a discussão com outros agentes públicos e cobrar a realização de ações para minimizar os efeitos do fenômeno”, convida.

De acordo com o procurador da República Renan Paes Felix, que atua no MPF em Sousa, a opção do MPF por debater com a população os problemas da seca leva em conta a atuação situação vivenciada na região. “Vários municípios paraibanos estão em situação de emergência por causa da estiagem e dependem de fornecimento de carros-pipa. Infelizmente, a previsão é que a situação piore nos próximos meses devido ao fim do período chuvoso”, ressalta.

Inscrições – Qualquer pessoa pode se inscrever. Para isso, basta acessar a página do MPF na Paraíba e clicar no banner de inscrição do evento. Ao preencher o formulário, os participantes podem opinar qual deve ser a atuação prioritária do MPF sobre o problema da seca, bem como sugerir uma forma de combater a seca na Paraíba.


Fonte: da assessoria