quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Comitê do Senado dos EUA aprova resolução que autoriza ataque militar à Síria

Comitê do Senado dos EUA aprova resolução que autoriza ataque militar à SíriaO Comitê de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira por maioria uma resolução conjunta que autoriza um ataque militar na Síria, por um prazo de 60 dias, em resposta ao suposto uso de armas químicas por parte do governo sírio contra civis no mês passado.

Com dez votos a favor, sete contra e uma abstenção, o comitê aprovou uma medida bipartidária que limita o ataque militar a um prazo de 60 dias, o que representa uma importante vitória política para o presidente Barack Obama em sua busca de apoio contra o governo sírio. Essa é a primeira votação do Legislativo a favor do uso da força desde outubro de 2002, quando o Congresso aprovou a invasão do Iraque em 2003, e a quarta desde a Guerra do Vietnã.

O plenário do Senado submeterá a medida à votação na próxima semana e ficará ainda pendente de uma decisão favorável na Câmara dos Representantes.

Obama pediu a autorização do Congresso para uma ação militar com o objetivo de punir o regime de Bashar al Assad pelo uso de armas químicas que resultou na morte de mais de 1.400 civis no dia 21 de agosto.

O governo dos Estados Unidos argumentou desde ontem em diversas audiências perante o Congresso que esse ataque químico não pode ficar impune, o que traria consequências ainda mais graves para a região.

Durante uma sessão de quase duas horas, os membros do Comitê debateram e submeteram a voto várias emendas para moldar o texto definitivo da resolução conjunta, com o objetivo de garantir que, tal como prometeu Obama, não haverá tropas americanas em solo sírio.

O senador republicano pelo Arizona, John McCain, peça-chave neste debate, apoiou a resolução só depois da aprovação de duas emendas de sua autoria para "mudar o ímpeto no campo de batalha na Síria para criar condições favoráveis a um acordo negociado que ponha um fim ao conflito e conduza o país a uma democracia".

McCain também pediu que, como parte de uma estratégia integral dos Estados Unidos, com a coordenação da comunidade internacional, sejam fortalecidas as capacidades "letais e não letais" de diversos grupos da oposição sírios, incluindo o Exército Livre Sírio.

O texto da resolução, que foi elaborada ontem à noite, autoriza o uso da força contra a Síria para "responder ao uso de armas de destruição em massa por parte do governo local" no conflito civil nesse país; "impedir" o uso dessas armas para proteger os interesses de segurança nacional dos Estados Unidos e seus aliados, e "acabar" com a capacidade da Síria de usá-las no futuro.

A medida estabelece um limite de 60 dias para uma ação militar, embora permita que o Executivo a estenda por mais 30 dias, a menos que o Congresso rejeite a decisão.

Ela também proíbe que tropas americanas entrem em território sírio para realizar "operações de combate".

Fonte:http://www.olhodaguaonline.com.br/2013/09/comite-do-senado-dos-eua-aprova.html