sábado, 2 de março de 2013

22 municípios paraibanos serão beneficiados com a visita de Dílma; Aguiar, Ibiara, Coremas e Santana dos Garrotes estão na lista


A Paraíba terá 22 municípios beneficiados com o recebimento de novas máquinas retroescavadeiras, adquiridas através do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2). A entrega das máquinas será realizada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, em cerimônia com os prefeitos dos municípios beneficiados. O evento acontecerá, na próxima segunda-feira (4), às 9h, no Condomínio Residencial Jardim Veneza, em João Pessoa.
A medida integra as ações da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e visa melhorar as condições das estradas vicinais e, consequentemente, facilitar o escoamento da produção nos municípios onde a produção agrícola é essencialmente proveniente da agricultura familiar. Com este trabalho, o Governo Federal consolida um investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões em máquinas, totalizando 64 municípios paraibanos beneficiados. A doação de retroescavadeiras contempla municípios de até 50 mil habitantes, situados fora de regiões metropolitanas.

Para Giucélia Figueiredo, delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na Paraíba, esta ação representa um importante avanço para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Os agricultores familiares são os responsáveis por abastecer, todos os dias, nossas casas com alimento. Por isso, é necessário garantir condições para que eles consigam fazer o escoamento dessa produção. Com mais esse passo, a Presidenta Dilma reforça a importância da agricultura familiar como atividade econômica geradora de emprego, renda e inclusão social”, concluiu a delegada.

Para operar as máquinas, os funcionários designados para a função tiveram que participar de um treinamento que foi realizado na última quinta-feira (28). Dois servidores de cada município beneficiado passaram pela qualificação oferecida pela empresa fornecedora do equipamento. O curso foi articulado pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (DFDA-PB) e credenciou todos os servidores que irão trabalhar como operadores das retroescavadeiras.

De acordo com Portaria 10/2013 MDA, publicada no dia 5 de fevereiro, os municípios que manifestaram interesse em receber a retroescavadeira e que ainda não foram contemplados irão ser beneficiados ao longo do ano de 2013. Além disso, o PAC prevê a distribuição de maquinas motoniveladoras a todos os municípios paraibanos que fizeram a requisição do equipamento e se incluem nos critérios preestabelecidos pelo programa. O primeiro grupo contemplado pelas motoniveladoras tem previsão de recebê-las até outubro de 2013. Para atendimento dos demais municípios, o MDA realizará nova licitação, com previsão de início de entrega no último trimestre ainda deste ano.

Municípios contemplados com retroescavadeiras nesta etapa:

Aguiar, Alagoa Grande, Alhandra, Araçagi, Barra de Santa Rosa, Belém, Conde, Coremas, Ibiara, Juazeirinho, Lagoa Seca, Poço Dantas, Pombal, Santa Cruz, Santana dos Garrotes, São José de Piranhas, São Sebastião do Umbuzeiro, Joca Claudino, Sertãozinho, Solanea, Soledade e Tacima.





Fonte: oblogdePianco com Ascom