quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

NOVAS INFORMAÇÕES: PF apreende cerca de R$ 500 mil em casa de empresário em Patos

Cumprindo mandados, a PF apreendeu ainda documentos e uma arma.
Empresário é suspeito de movimentar dinheiro em contas fantasmas, diz PF.

A Polícia Federal, em cumprimento a mandados de busca, apreendeu documentos, uma arma e uma quantia em dinheiro estimada em R$ 500 mil na cidade de Patos, no Sertão paraibano. A informação é do delegado da Polícia Federal que comandou as apreensões, Derly Brasileiro. Os mandados foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (20), em um escritório de contabilidade e na casa de um empresário de 56 anos. No total foram cumpridos quatro mandados.

Derly Brasileiro não divulgou o nome do empresário que estava com o dinheiro, mas informou que há suspeitas de que ele estivesse movimentando grandes quantias de dinheiro em contas fantasmas.

Segundo o delegado da PF, pessoas ligadas ao empresário foram até a Polícia Federal denunciar sobre o possível esquema. “Algumas pessoas chegaram até nós, temendo sofrer algum tipo de violência, para nos contar do esquema. Pedi junto à Justiça Federal, os mandados de busca e eles atenderam. Abri um inquérito há cerca de um mês, e estamos ouvindo tanto o empresário quanto alguns gerentes de banco”, explicou o delegado.

Todo o material apreendido foi levado para a delegacia da Polícia Federal em Patos, exceto o dinheiro, que foi levado para a Caixa Econômica para ser contado. Após quebrar o sigilo bancário do empresário, houve a detecção da movimentação de valores estimados em centenas de milhares de reais, segundo Derly Brasileiro.

O empresário de 56 anos, gerentes de agências bancárias de Patos e funcionários do escritório de contabilidade que presta serviço ao empresário foram convocados para prestar esclarecimentos. “Ninguém foi preso, estamos apenas ouvindo esse pessoal para saber a origem de todo esse dinheiro”, concluiu o delegado da PF. Caso seja confirmado o esquema fraudulento, os envolvidos podem responder por falsidade ideológica, corrupção e lavagem de dinheiro. Um processo, contra o empresário, tramita em segredo de justiça, segundo Brasileiro.
Fonte: Do G1 PB