domingo, 25 de outubro de 2015

Secretaria de Saúde de Ibiara (PB) apresenta versão sobre o caso que virou repercussão nacional...


Venho por meio deste, esclarecer a população de Ibiara e a Dona Edilene residente do bairro Ibiarinha, a respeito dos exames ofertados pelo SUS.

As secretarias de Saúde das cidades pequenas vêm enfrentando diversos problemas na hora de encaminhar os seus pacientes para exames mais complexos. 

O fluxo desses exames é regido por uma PPI (Programação Pactuada Integrada), trata-se de uma programação elaborada pelo o Ministério da Saúde onde recursos Federais são repassados mensalmente para os municípios maiores que possuem Hospital, por sua vez já de posse desses recursos, essas referências têm obrigação em ofertar os exames aos pacientes dos municípios pactuados. 

O município de Ibiara não recebe verba de média complexidade para custear exames mais complexos. O recurso Federal que prevalece no município é destinado a atenção básica e que por Lei não pode pagar esse tipo de exame. As nossas referências não estão cumprindo com a PPI, já foram realizadas diversas reuniões com os gestores de Saúde da região para que isto seja solucionado e o direito da assistência integral do SUS seja garantido, mas até o momento só recebemos promessas. 

Baixe o aplicativo do Portal DiamanteOnline para seu celular com sistema Android https://goo.gl/T9OUmH

O município de Ibiara como é de conhecimento geral da população possui um laboratório de análises clínica onde são realizados diversos exames de sangue, inclusive todos os obrigatórios do Pré-Natal. Exames mais específicos como toxoplasmose, Hepatite, teste de coombs direto, entre outros não são realizados na nossa região, eles são encaminhados para o laboratório referência do estado, o LACEN em João Pessoa. 

A senhora Edilene ao procurar a secretaria foi informada da dificuldade de encaminhá-la para realizar a USG aqui na nossa região pelo SUS, uma vez que os municípios que são as referências para realizarem os exames de Ibiara não estão liberando as quantidades de USGs pactuadas. Tentando solucionar e garantir os exames, foram oferecidos transporte e os exames na cidade de João Pessoa onde temos mais acesso aos serviços de saúde tão necessário aos Usuários do SUS. 

Temos plena convicção dos nossos deveres enquanto Saúde Pública. Municípios pequenos como Ibiara acabam sendo penalizados por falhas que vem de cima, todo município deveria ter recursos destinados a realização de exames de media complexidades e não dependerem dos maiores para ter acesso a esse serviço de saúde tão importante. 

A secretaria de Saúde de Ibiara encontra-se a disposição para atender a população e sempre procurar uma solução possível para assegurar o direito de todos. E aproveita o momento para salientarainda que a gestão já está tomando providências legais sobre a matéria errônea publicada e divulgada sobre o caso da outra grávida de Ibiara. 

Não será aceito nenhuma inverdade sobre o nosso trabalho, tudo pode ser dito, mas para ter validade tem quer ser provada. Difamação e injuria é crime punido por Lei. Desde já agradeço a oportunidade de esclarecimento e me coloco a inteira disposição para futuros esclarecimentos. 

Lucineide Pereira Vieira
Secretaria Municipal de Saúde de Ibiara.