sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Bandas marciais das escolas estaduais se apresentam em homenagem ao “Outubro Rosa” e ao Dia do Servidor

A Banda Marcial formada por alunas da rede Estadual de Ensino, da grande João Pessoa, realizou uma apresentação na manhã desta quinta-feira (29), no Centro Administrativo do Estado, em Jaguaribe, encerrando as homenagens ao “Outubro Rosa”.
Em seguida foi a vez da apresentação da Banda Marcial formada por professores também da rede estadual, em alusão ao “Dia do Servidor Público”, comemorado no dia 28 de outubro. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Bandas Marciais.

Segundo o coordenador de coreógrafos da Gerência de Bandas, da Secretaria de Estado da Educação, Sérgio Henrique Picado, o grupo formado apenas por garotas foi criado há cerca de um mês, em virtude do “Outubro Rosa”, quando são realizadas várias ações em relação à prevenção do câncer de mama. “Nós criamos a banda, inicialmente, para alertar a sociedade sobre a questão da doença que mata milhares de mulheres no mundo, mas o resultado nos estimulou a continuar com as apresentações mesmo depois do mês de outubro”, revelou.

A aluna Nayanne Benigna Belo, que faz o 9º ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Débora Duarte, no Bairro Funcionários II em João Pessoa, é uma das integrantes da banda marcial feminina. “Achei a ideia ótima, homenagear essas mulheres guerreiras, que enfrentam o problema do câncer de mama e alertar outras sobre o problema”, falou. Mais uma participante da banda é a estudante Valesca das Neves Pereira, que faz o 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Olivina Olívia, no centro da Capital. “Minha avó teve câncer de mama e descobriu tarde, não resistiu e faleceu. Por isso, sei da importância da prevenção e das ações que buscam conscientizar as mulheres”, disse.

Depois da banda marcial feminina, que ainda não tem nome e deve ser batizada por meio de uma campanha cultural, houve a apresentação da banda sênior, formada pelos professores da Gerência de Bandas Marciais da SEE. “Fizemos questão de homenagear os servidores do Estado, que têm grande importância para o desenvolvimento administrativo da Paraíba”, ressaltou Sérgio Henrique destacando que a preocupação com o câncer de mama, não deve ser apenas em outubro e sim durante todo o ano.

Advindo de www.paraiba.pb.gov.br