sábado, 31 de outubro de 2015

Prefeito é preso suspeito de usar veículo da prefeitura para transportar material de construção para sua fazenda...


O prefeito de Edealina, João Batista Gomes Rodrigues (PTB), de 42 anos, foi preso por suspeita de peculato na sede da administração do município do sul goiano, na quarta-feira (28).

Segundo a Polícia Civil, ele usou um caminhão e um motorista da prefeitura do município do sul goiano para levar areia e cimento à fazenda dele, que está em obras.
Ao ser interrogado, o político disse que não ordenou a entrega do material de construção em sua propriedade, localizada em Pontalina, município vizinho a Edealina.
“Ele alega que o material era para a construção de um mata-burro em uma estrada rural do município, mas o motorista entendeu errado. É uma maneira de ele explicar e se sair de uma situação, até então, que eu entendo injustificável”, contou o titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (DERCAP), Abádio Souza e Silva.

Há uma semana, após uma denúncia anônima, os policiais passaram a investigar o prefeito. Na quarta-feira, uma equipe da delegacia se deslocou de Goiânia para Edealina, que têm 160 km de distância, e flagrou um caminhão da prefeitura despejar o material na propriedade do político, onde um alojamento para porcos é construído.
“Encontramos o caminhão transportando areia e resolvemos acompanhar para o ver destino dele”, contou o delegado.
O motorista do caminhão, de 62 anos, é funcionário efetivo da Prefeitura de Edealina. Um pedreiro da obra também é servidor municipal, mas, segundo ele, trabalha durante a noite como vigia de prédio público e, de dia, na fazenda do político. Os dois servidores vieram à capital para prestar depoimento. Em seguida, eles foram liberados.
O delegado explicou que a origem do cimento e da areia que estavam no caminhão é investigada. Entretanto, ao que tudo indica, o material pertence ao prefeito.
Prisão – Detido até o fim da manhã desta quinta-feira (29) no complexo de delegacias especializadas de Goiânia, o prefeito está à disposição do Poder Judiciário, que vai determinar o destino do político.
“Ele está à disposição do Poder Judiciário, porque ele é prefeito. O foro dele é no Tribunal de Justiça, e o Tribunal de Justiça já foi comunicado do fato e o prefeito encontra-se à disposição dele”, explicou Silva.
O Tribunal de Justiça de Goiás informou que Edealina está no distrito judiciário de Edéia e, por isso, a comarca será responsável pelo caso. Segundo a assessoria do órgão, o juiz Hermes Pereira Vidigal “ainda não recebeu nada a respeito da prisão do prefeito João Bastista Gomes”.
Peculato – O inquérito deve ser concluído nos próximos dias. João Batista deve ser indiciado pelo crime de peculato, que prevê pena de 2 a 12 anos de prisão.
O secretário de comunicação do PTB em Goiás, deputado Henrique Arantes, disse que o caso “precisa ser investigado, mas tem o princípio da presunção de inocência”. “Se ele for culpado, que seja condenado e que pague pelo crime”, completou.
O G1 tentou contato com a Prefeitura de Edealina, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta reportagem – G1.
Blog Carlos Magno