quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Programa Pelo Bem de Piancó, 29ª edição, quinta-feira, 15 de outubro

A vigésima nona edição do Programa Pelo Bem de Piancó, idealizado e apresentado por Chico Jó e pelo renomado jornalista Esmaildo Pereira, desta quinta-feira, 15 de outubro, transmitido pela Rádio Comunitária Nativa FM, teve como entrevistado do dia, a vereadora Christianne Remígio Almeida. E contou também com a participação da vereadora Francisca de Paula.
O tema da entrevista foi o Lançamento do projeto “Diálogos Culturais” da Secretaria Municipal de Cultura de Piancó, que foi apresentado dia 9 deste mês, pelo Secretário de Cultura e Turismo de Piancó João Leite, na Casa da Cultura Maria Zenaide Brasilino – Templo da Cultura de Piancó.
A vereadora Christianne enalteceu o Secretário João Leite pela brilhante realização do evento do dia 9, e pela palestra apresentada, e mais uma vez ressaltou a assertividade do vereador Pádua Leite em apresentar o projeto que instituiu a Casa da Cultura de Piancó no prédio do antigo Fórum de Piancó. Como também a decisão unanime dos vereadores em votar na aprovação do projeto de lei, assim como fez o prefeito Sales Lima em sancionar a lei em tempo ágio para abertura do Tempo da Cultura de Piancó. 
A vereadora elogiou em nome das professoras Alci e Rita Cavalcanti e do professor Marcelo Milk, a apresentação dos Corais “Piancó em Canto” e “Vozes da ENSESA”, as apresentações musicais dos ex-integrantes da Banda Superphície, Antônio de Pádua, Vinicius Nunes, Tarsilio Yanko, a performance musical dos irmãos Carolina e Cadmo Rêgo, a brilhante apresentação do poeta Zé Limeira cantando repente, e outros artistas que se apresentaram no evento, a fotografa Área Cristina pela cobertura do evento em fotos e texto, Daniele Abílio por conduzir as chamadas das apresentações. Também exaltou o ativista cultural Chico Jó, que apresentou o monólogo para a escolha do garoto Isaac Batista Leite para mascote do FILME QUEM FOI QUE DISSE?. Elogiou os pronunciamentos do Chefe de Gabinete Edvaldo Caldas Jr., do idealizador do FILME QUEM FOI QUE DISSE? Alex Fernándes, e de Clodovil Rêgo que falou em defesa da cultura de raiz do cantador de repente, do cordel, da poesia.
No pingue-pongue de Chico Jó e Esmaildo com Christianne e Francisca de Paula discorreram sobre dois tópicos importantes, um deles, a Criação da Comissão Organizadora do Auto de Natal 2015 de Piancó pela Secretaria Municipal de Cultura. O outro tema de grande relevância discutido foi à apresentação do projeto de lei na sessão da Câmara Municipal pela vereadora Christianne Remígio Almeida no próximo dia 22 de outubro, que instituirá a "Comenda Radialista Esmaildo Pereira" - Destaque em Comunicação Social em Piancó, que será entregue anualmente a pessoas que se destacarem em comunicação social em Piancó.
Durante o programa houve a interação dos ouvintes por telefone, a exemplo da fotografa Área Cristina, de Badé, e do Secretário João Leite, ambos falaram sobre o evento do dia 9. João também comentou sobre a Criação da Comissão Organizadora do Auto de Natal 2015 de Piancó e sobre a realização do evento no mês de dezembro em Piancó no período natalino.
Na abertura do programa foi apresentada aos ouvintes a “Musica Cobre-me, Senhor, Com Teu Manto” composta por Chico Jó e interpretada por Ana Paula, com arranjos do professor Marcelo Milk, que foi elogiado durante o programa pela vereadora Christianne Remígio Almeida e demais que estavam presente pelos relevantes serviços que tem prestado ensinando musica aos jovens de Piancó.
Como hoje, dia 15 de outubro, é um dia especial por ser comemorado o Dia dos Professores, as vereadoras Christianne Remígio Almeida e Francisca de Paula, demais presente no programa e os que interagiram proferiram mensagens alusivas a todos os professores do município que compõem a rede municipal e estadual, como também, a todos os professores de um modo geral.
O idealizador do FILME QUEM FOI QUE DISSE? Alex Fernándes que também participaria do programa por razões superiores não pode está presente, mas justificou. 
O poeta e ativista cultural Hosmá Passos esteve presente e comentou em síntese sobre o dia 9 de outubro na Casa da Cultura Maria Zenaide Brasilino para Piancó. Segundo ele "o dia 9 de outubro de 2015 em Piancó é o maior dia para a história cultural do município".

Imagem e texto por Hosmá Passos. 
Ilustração da imagem da Comenda por Chico Jó.