sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Governo do Estado orienta agricultores sobre economizar água usando sistema hidropônico

A escassez de água e a prolongada estiagem levaram o Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), a sugerir aos agricultores familiares a produção de hortaliças utilizando o sistema hidropônico. Nesta semana, aconteceu a capacitação de 25 técnicos sobre boas práticas de hidroponia, levando ao conhecimento dos produtores que comercializam nas feiras.

A capacitação em hidroponia teve como objetivo básico proporcionar avanços tecnológicos e gerar divisas econômicas para as famílias agricultoras a partir da Feira do Produtor, como também, proporcionar a convivência com a escassez de água, levando novas tecnologias aos agricultores para torná-los capazes de enfrentar a estiagem.

Já são 40 feiras funcionando com assessoramento da Gestão Unificada e outras estão em fase de instalação, com 495 agricultores cadastrados. A sugestão é para o cultivo hidropônico de alface, salsinha, coentro, abobrinha, tomateiro, pimentão e outros. “Para a convivência com a estiagem, se tornou necessário que em todas as regiões do Estado seja sugerida o uso do sistema hidropônico para produção de vegetais”, comentou o coordenador das Feiras na Emater, Severino Henrique de Lima.

Capacitação – A capacitação, com duração de três dias, foi promovida pela Gestão Unificada por meio da Emater, com parceria da Emepa-PB e Sinavez, tendo como instrutores, os pesquisadores Eli Martins, Ailton Melo, Adenilson Alves e Augusto Braga. Ao final do curso, todos visitaram as instalações da Estação Experimental José Irineu Cabral, em João Pessoa, onde foram recebidos pela pesquisadora Gerciana Cabral. Em seguida, seguiram para o Sítio Pituaçu, onde o técnico agrícola e agricultor Antônio Gonçalves cultiva hortaliças usando o sistema hidropônico.

Na visita à Emepa, tomaram conhecimento dos trabalhos de pesquisas ali desenvolvidos, principalmente com relação à hidroponia, que busca adaptar as tecnologias para tornar cada vez mais fácil e rentável o trabalho dos agricultores usuários.

Nesse sistema de produção agrícola, a técnica permite uma redução de até 80% da água se comparada com uma plantação convencional, porque a quantidade utilizada é controlada. As raízes ficam dentro da água, recebem soluções fertilizantes que são adicionadas à água para alimentar as plantas.

A hidroponia é uma técnica de cultivo de vegetais dentro de uma estufa, usando água no lugar de terra. Como todo vegetal necessita dos nutrientes retirados da terra, as técnicas de hidroponia visam suprir essa carência através da adição de fertilizantes solúveis na água. Entre as vantagens da produção hidropônica estão o controle das condições climáticas dentro da estufa, menos defensivos agrícolas e uso de espaço reduzido para o cultivo, além dos vegetais serem colhidos mais limpos.

Advindo de www.paraiba.pb.gov.br