domingo, 10 de maio de 2015

Paraíba com memória: Projeto do Correio inicia com Epitácio Pessoa e Rosil Cavalcanti

Ex-presidente Epitácio Pessoa e Rosil Cavalcanti
Ex-presidente Epitácio Pessoa e Rosil Cavalcanti
Ex-presidente e compositor serão os primeiros personagens de uma série de reportagens que serão produzidas pelo Correio - O que existe em comum entre o ex-presidente Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa e o compositor Rosil de Assis Cavalcanti? Aparentemente, nada. Epitácio nasceu em Umbuzeiro (PB) e foi presidente da República. Rosil nasceu em Macaparana (PE) e foi compositor. Mas uma coisa liga os dois: o rádio. 


Epitácio inaugurou a radiofonia no Brasil, em 1922. Foi dele a primeira voz transmitida pelo então novo meio de comunicação. Rosil foi influente radialista em Campina Grande. Fez sucesso na profissão e se tornou um dos principais nomes da radiofonia paraibana de todos os tempos.

Rosil Cavalcanti e Epitácio Pessoa serão os primeiros personagens de uma série de reportagens que serão produzidas pelo Correio neste ano em que o radialista completaria 100 anos e o responsável pela inauguração do rádio no País completaria 150. O resgate da história dois personagens será apresentado à sociedade pelo projeto “Paraíba com Memória”, uma iniciativa do Sistema Correio de Comunicação que objetiva voltar ao passado para entender o presente e projetar o futuro por meio de fatos, acontecimentos e personalidades que ajudaram a construir a identidade cultural e histórica a partir do surgimento da Cidade de Nossa Senhora das Neves, em 1585. 

Protagonista da história e da memória da Paraíba por 62 anos, a partir da criação do Correio no dia 5 de agosto de 1953, por Teotônio Neto, o Sistema Correio de Comunicação conta com a colaboração da ex-secretária de Cultura do Estado, Cida Lobo, na concretização do projeto, que teve início em 2013 por ocasião das comemorações alusivas aos 60 anos do maior jornal do Estado.
 
Fonte: portalcorreio.uol.com.br