quarta-feira, 23 de julho de 2014

Prefeito se reúne com piscicultores coremenses, debate apoio à atividade e revela um sonho

Encontro ocorreu nesta terça-feira. Por Redação da Folha - Dezenas de piscicultores de Coremas estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 22, com o prefeito Antônio Lopes e o secretário municipal de Agricultura, Forte Maia.
O encontro ocorreu em uma sala do polo da UAB e foi muito proveitoso porque possibilitou uma discussão ampla sobre os caminhos para o desenvolvimento da atividade pesqueira no município, especialmente com relação à produção em tanque escavado.

O encontro também objetivou a criação da associação dos piscicultores de Coremas, entidade que, nascida na reunião, vai defender os interesses dos criadores de peixe do município: lutar por crédito, mercado, fábrica de ração, assistência técnica e o apoio do poder público para o desenvolvimento da atividade e o aumento da geração de emprego e renda.

Hoje, Coremas tem dezenas de criadores de peixe em tanques escavados, produzindo anualmente centenas de toneladas, mas há a necessidade da ampliação da atividade e isso passa pela criação da associação, passo que já foi dado, e o apoio do poder público. “Sempre acreditei que o fundamental para Coremas é a criação de peixe”, comentou o prefeito Antônio Lopes, que se disponibilizou a dar todo apoio possível aos criadores de peixe do município e revelou um sonho: “meu sonho é transformar Coremas em grande exportador de peixe”, disse o prefeito durante a reunião.

A intenção da Prefeitura é abrir novos tanques onde for possível, beneficiando novos e antigos piscicultores, e concretizar uma antiga necessidade: a instalação de uma piscicultura no município para a produção de alevinos. “Vamos contribuir também com o funcionamento da associação, pagando o aluguel da sede da entidade, porque nossa intenção é desenvolver a atividade, pois, criando com tecnologia, peixe dá dinheiro”, argumentou o gestor municipal, que também ouviu atentamente os criadores: eles falaram de suas dificuldades, desafios e apresentaram sugestões.

Durante o encontro, o prefeito ainda anunciou a recuperação das estradas municipais: as obras devem começar na próxima segunda-feira e Antônio Lopes determinou ao seu secretário de Agricultura que priorizasse as vias que atendem aos piscicultores e ao transporte escolar.

Na reunião, um dos depoimentos mais significativos foi do criador Chico Guedes. Ele foi o pioneiro em Coremas na criação de peixe em tanque escavado: começou cerca de 13 anos atrás, época em que Antônio Lopes também era o prefeito coremense e que, conforme o piscicultor, deu todo o apoio necessário no começo da atividade, inclusive visitando um projeto bem-sucedido na Bahia para servir de experiência a Coremas e encaminhado projeto a Brasília para o desenvolvimento da produção pesqueira no município. “Lembro também que o prefeito contratou dezenas de horas de trator para escavar os primeiros tanques, e o meu ainda hoje está funcionando, é um dos três que tenho”, revelou Chico. Fotos: prefeito e criadores de peixe debatem atividade.

Folha do Vale