domingo, 27 de julho de 2014

IFPB quer abrir imediatamente 6 cursos profissionalizantes em Itaporanga, mas tem um problema

O instituto depende de uma parceria com a Prefeitura, mas até agora não foi concretizada. Por Redação da Folha – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) quer abrir ainda neste semestre 186 vagas em seis cursos de qualificação profissional no campus de Itaporanga, mas, como suas instalações ainda estão em obras, o instituo depende de uma parceria com a Prefeitura local, ou seja, necessita que o município disponibilize um espaço físico para o funcionamento dos cursos.

A Prefeitura já foi oficiada pelo IFPB sobre essa necessidade, mas, até agora, passado mais de um mês do recebimento da proposta de pactuação, ainda não sinalizou concretamente sobre a parceria. Segundo informações do instituto, se até o final do próximo mês não houver uma resposta, Itaporanga perderá os cursos que foram designados ao município pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e Comunicação, e são eles Costureiro, Desenhista, Mecânico de Tear, Montador e Reparador de Computadores, Operador de computadores e Agente de Inclusão Digital.

Os cursos são de grande importância para formação de mão de obra qualificada e vão atender ao mercado de trabalho local e regional. Além de oportunizar gratuitamente capacitação profissional para muita gente, o instituto poderá também contratar professores locais para ministrar as aulas, um projeto duplamente importante, mas tudo depende da Prefeitura, cuja única despesa seria com a disponibilização do prédio para o funcionamento dos cursos. 

Folha do Vale