segunda-feira, 14 de julho de 2014

Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira


Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileiraPara atender a demanda de milhares de empresas no Brasil, o Portal Resíduos Sólidos lança o curso online de Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira para qualificar profissionais que atuam ou queiram atuar no setor de resíduos como profissionais de empresas ou independentes.
Justificativa

A Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira representa um marco na historia do desenvolvimento sustentável no país. Elaborada de forma muito objetiva e de fácil compreensão, a própria regulamentação da Lei 12.305/2010 é hoje também um grande impulsionador na geração de emprego e renda no Brasil.

Para que seja implementada, a política brasileira exige dos Estados e municípios a elaboração de um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos nos moldes específicos da Lei. No Brasil inteiro são mais de 5.570 municípios além dos 27 Estados que precisam ser elaborados e monitorados para se manter a qualidade da gestão. Através do aplicação princípio da responsabilidade compartilhada no Brasil, a legislação atinge todos os segmentos da sociedade e a partir da sanção da Lei em 2010, todos precisam cumprir suas obrigações perante a Lei.

Para um grupo de empreendimentos, o gerenciamento de resíduos passa a ser parte integrante do processo de licenciamento ambiental. Dessa forma, milhares de empresas em todo o Brasil precisam elaborar seus respectivos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e apresentar aos órgãos competentes para a avaliação de conteúdo segundo leis e regulamentações específicas. Existem determinações específicas para os Planos que variam em função dos resíduos gerados. Somente com o PGRS aprovado o empreendimento pode continuar suas atividades.

Objetivo

O objetivo deste curso é qualificar consultores, estudantes e profissionais do setor para que estes possam atuar de maneira independente ou através de empresas na elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para empreendimentos segundo a exigências na Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira assim como o seu Decreto regulamentador de n° 7.404 de 2010.
Metodologia aplicada

Todo o conteúdo do curso é online. O Aluno escolhe o melhor horário e o local apropriado para estudar. O conteúdo do curso esta adaptado para trabalhar em computadores, tablets ou mesmo smartphones.

Com uma comunicação simples e direta, O aluno poderá esclarecer suas dúvidas diretamente com o professor e autor do curso através de emails, vídeo conferência, whatsapp ou pela plataforma do curso.

Para concluir o curso e receber seu certificado, o aluno deverá elaborar um Trabalho de Conclusão do Curso sobre o tema do curso. Depois de analisado e aprovado, o artigo será publicado no site do Portal Resíduos Sólidos com a finalidade de demonstrar a competência do aluno.

Conteúdo Programático

  • Principais capítulos do curso
  • Introdução
  • Definições
  • Aspectos Legais
  • Os Planos de Resíduos Sólidos
  • Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
  • Conteúdo mínimo de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS
  • O conteúdo de um PGRS
  • Aspectos Tecnológicos
  • Conhecendo as tecnologias
  • A educação ambiental nas empresas
  • Responsabilidade Compartilhada e Logística Reversa no Brasil
  • Resíduos Perigosos
  • Aspectos econômicos

Advindo: Portal dos Resíduos Sólidos