
De acordo com o Agente Ambiental Federal, Walter, o Ibama chegou até a residência, depois de uma denúncia anônima. Segundo o agente, foram apreendidas cerca de 100 aves, algumas delas, ameaçadas de extinção. Ainda segundo o agente, Os animais serão levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, onde serão observados. Alguns deles poderão voltar, de imediato para a natureza, outros deverão passar por uma espécie de triagem, para depois voltarem ao seu habitar natural.
Ainda de acordo com o agente Walter, os procedimentos foram feitos no local e o proprietário deverá responder, tanto civil, quanto criminalmente. Além disso, a multa será feita na hora e poderá chegar a 70 mil reais, de acordo com o número de aves apreendidas.
Para cada animal ameaçado de extinção apreendido, o proprietário é obrigado a pagar uma multa equivalente a 5 mil reais. Os demais, a multa gira em torno de 500 reais.
A operação mobilizou a cidade de Conceição e atraiu diversos curiosos para a rua, onde estavam sendo apreendidas as aves.
Fonte: Gilberto Angelo/ValedoPiancóNotícias