quinta-feira, 24 de abril de 2014

25 de abril, dia do Profissional da Contabilidade

25 de abril comemora-se o Dia do Contabilista. A data foi instituída em 1926 pelo senador João Lyra Tavares, no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia dos profissionais contábeis, o senador e Patrono dos Contabilistas disse: “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista brasileiro”.
O termo Contabilista era usado para designar tanto o profissional com bacharelado em Ciências Contábeis quanto o técnico em Contabilidade.
Entretanto, a partir de abril de 2012, o Conselho Federal de Contabilidade - CFC determinou que o Sistema CFC/CRCs substituísse o termo Contabilista, por Profissional da Contabilidade.

O presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, José de Souza, lembra que ao longo da história da profissão, a sociedade associava a prática da contabilidade apenas à matemática e acreditavam que a atividade exigia simplesmente o domínio dos números. “Esse cenário mudou, hoje um bom Profissional da Contabilidade, além da formação acadêmica específica, tem conhecimentos gerais, principalmente nas áreas de Recursos Humanos, Direito Tributário, Trabalhista e Previdenciário. Para ter sucesso na profissão é preciso saber trabalhar a favor dos negócios, montando estratégias, impulsionando ações, organizando processos e tomando decisões fundamentais para a ascensão empresarial.” 

A Contabilidade é a profissão do presente e do futuro. Atualmente, no Brasil há 489.975 profissionais ativos, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade – CFC. “A cada dia, o mercado de trabalho torna-se mais promissor, principalmente nas áreas de consultoria contábil, auditoria, perícia e docência. Mas para quem pretende ingressar na carreira, vale um alerta: a profissão exige estudo aprofundado e constante atualização. Além disso, outras habilidades, como liderança, eficiência, boa comunicação – escrita e oral - e trabalho em equipe são pré-requisitos para a conquista de um lugar de destaque no mercado. Hoje a figura do Profissional da Contabilidade é primordial e indispensável dentro de uma empresa”, afirma José de Souza.

Vale lembrar que as mudanças dos conhecimentos e informações contábeis têm acontecido numa velocidade assustadora: são leis, decretos, resoluções, instruções normativas, entre outras legislações que estão sempre na rotina de trabalho do Profissional da Contabilidade, como, por exemplo, o Sistema Público de Escrituração Digital – Sped. Souza, que acredita na qualidade da Contabilidade brasileira, no potencial e no dinamismo dos profissionais da classe, faz questão de cumprimentá-los de modo especial, neste 25 de abril, não apenas pelo seu dia, mas, principalmente pelo trabalho de excelência que realizam todos os dias, “os quais contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento e crescimento da sociedade e do País.”
Fonte: Fecontesp/http://www.contabeis.com.br
Foto: Google