segunda-feira, 21 de abril de 2014

22 de Abril, 514 anos de Brasil, também comemorado o Dia do Planeta Terra e Dia da Comunidade

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil. Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz.
Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz.
Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

Dia para reconhecer a importância do planeta Terra, e um dia para refletir naquilo que podemos fazer para ajudar a Terra. O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970. No primeiro "Dia da Terra", o senador americano Gaylord Nelson organizou um tipo de fórum ambiental, que chamou a atenção de 20 milhões de participantes. Atualmente o Dia da Terra é comemorado anualmente no dia 22 de abril por mais de 500 milhões de pessoas no mundo todo.




Em 1967, passados 467 anos da chegada de Cabral ao Brasil, em ato público, Brasil e Portugal irmanaram sua identificação social, graças ao projeto do então senador Vasconcelos Torres que, transformado na Lei Nº 5.270, na gestão dos presidentes Artur da Costa e Silva e Américo Tomás, respectivamente do Brasil e de Portugal que, assinaram a Lei da AMIZADE, instituiu a data 22 de abril Dia da Comunidade Luso Brasileira selando um pacto de amizade, de reconhecimento e de fraternidade. 

Fonte: Wikipedialivre/Google