segunda-feira, 28 de abril de 2014

“Chora menino que mamãe compra”: Conheça a história do homem que criou uma família vendendo algodão doce, no Sertão da Paraíba. Confira!

Nascido no ano de 1946, o senhor Antonio Frade de Oliveira conseguiu criar 8 filhos vendendo algodão doce pelas ruas das cidades, no Sertão da Paraíba.
Ele é natural de Patos, cidade onde mora com toda a sua família, mas passa a semana inteira na cidade de Conceição, no Vale do Piancó. Seu Antonio tem 42 anos na mesma profissão.
Com um jeito irreverente, o senhor Antonio Frade de Oliveira, consegue atrair a atenção das crianças e provocar risos nos seus pais. Frases como: “Chora menino que mamãe compra”, “Compra mamãe senão o menino vai chorar” são o segredo do sucesso deste patoense de 68 anos de idade.

Além do algodão doce, seu Antonio vende também pequenos bonecos infláveis, a isca certa para atrair o olhar da criançada.

Procurado pela reportagem do portal Vale do Piancó Notícias, seu Antonio confidenciou que vende cerca de 100 unidades de algodão doce e 5 bonecos por dias, faturando algo em torno de R$ 70,00 diários.

A história do Seu Antonio se confunde com a história de milhares de brasileiros, que ganham a vida com trabalho informal, pelas ruas das grandes e pequenas cidades de todas as regiões do País.

A parcela de pessoas com 16 anos ou mais de idade ocupadas no mercado de trabalho brasileiro passou de 45,3% para 56% entre 2001 e 2011. No entanto, no ano passado o contingente de mão de obra informal somava 44,2 milhões de pessoas, em torno de 22% do total da população brasileira, estimada em cerca de 193 milhões.

Foi o que Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Síntese de Indicadores Sociais – Uma análise das condições de vida da população brasileira 2012.

O levantamento mostrou que o trabalho informal é uma característica da população idosa com 60 anos ou mais de idade e da população jovem de 16 a 24 anos. Segundo o instituto, no caso dos idosos o retorno ao mercado de trabalho constitui uma opção para uma vida mais ativa, complementação de renda ou socialização.

No caso do seu Antonio Frade de Oliveira, a opção do trabalho informal surgiu aos 26 anos. De lá para cá ele criou e educou 8 filhos, com a renda da venda do algodão doce e bonecos infláveis.

Fonte: Vale do Piancó Notícias