domingo, 25 de novembro de 2012

Solenidade para comemorar 32 anos da existência do Grupo Escoteiro Padre Otaviano em Piancó na Paraíba



Foi celebrado na noite deste sábado dia 24 de novembro de 2012 mais um ano de atividade do Grupo Escoteiro Padre Otaviano de Piancó em prol da juventude piancoense! Parabéns pelos 32 anos Grupo Escoteiros de Piancó. A ocasião serviu para a distribuição de troféus como forma de agradecimento às pessoas que durante todo esse tempo contribuíram das mais diversas formas com o grupo.


O Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos.

A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Um pouco sobre a modalidade,

Promessa Escoteira
A promessa escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento comprometem-se voluntariamente a conduzirem-se de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.
Conceitos inerentes à Lei Escoteira
Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e autoconfiança.
Quando Baden-Powell idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.