sábado, 17 de novembro de 2012

Governo oferece cursos de pós-graduação para professores da rede estadual 

De acordo com a secretária de Estado da Educação em exercício, Márcia Lucena, a o curso de pós-graduação objetiva promover a formação

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), está oferecendo Curso de pós-graduação lato sensu - Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares aos professores da rede estadual de ensino. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas via internet, por meio de preenchimento de formulário disponibilizado no endereço eletrônico: www.sec.pb.gov.br/consulta/especialização, a partir desta segunda-feira (19) até 30 de novembro de 2012.

Secretaria
De acordo com a secretária de Estado da Educação em exercício, Márcia Lucena, a o curso de pós-graduação objetiva promover a formação continuada dos profissionais graduados e efetivos que atuam na rede estadual de educação básica. Ela explica que no curso os profissionais terão a oportunidade fazer a capacitação e uma reflexão sobre práticas pedagógicas interdisciplinares, na perspectiva de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Tudo de acordo com as normas estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/1996, em seu artigo 67, e a meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020).

“O Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares é parte integrante do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, lançado em agosto de 2011. Terá duração de 12 meses eserá realizado em nove módulos, cujos conteúdos curriculares estarão voltados para os eixos temáticos norteadores da Educação no Estado da Paraíba, tais como: Educação e Identidade, Educação e Tecnologia, Educação e Campo, Educação e Cidadania, Educação e Cultura, Educação e Cidade, Educação e Comunicação, Educação e Trabalho e Educação e Pesquisa”, destacou a secretária.

Carga horária
Segundo a gerente de Recursos Humanos da SEE, Ana Carolina Vieira, a carga horária do curso será de 360 horas, das quais 160 horas serão destinadas as atividades à distância, desenvolvidas por meio da Plataforma Moodle, e 200 horas destinadas às atividades presenciais, realizadas aos sábados, das 7h às 12h, em 12 polos localizados nos seguintes municípios: Araruna, Campina Grande, Catolé do Rocha, Cuité, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Princesa Isabel e Sousa.

Ana Carolina avisa que poderão se inscrever para o Curso de Especializaçãotodos os profissionais da educação que sejam servidores efetivos da rede estadual de educação básica, possuir diploma de graduação, estar em exercício de suas funções, lotado nas Unidades de Trabalho (UTBs) da Secretaria de Estado da Educação (Escolas, Gerências Regionais de Ensino e Órgão Central).

“A inscrição implica no reconhecimento e na aceitação pelo candidato de todas as condições previstas pela Secretaria de Estado da Educação, não cabendo recursos. Não serão aceitas inscrições fora do período estipulado”, observou.

Matrícula dos inscritos
Para efetiva participação na Especializaçãoos profissionais de educação inscritos deverão realizar sua matrícula junto à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituição de Ensino Superior credenciada para a execução do Curso, no período de 03 a 12 de dezembro, das 07h às 12h e das 14h às 17h, nos Campus da UEPB localizados nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Monteiro, Patos, Araruna e Guarabira.

No ato da matrícula é imprescindível que os profissionais inscritos apresentem os seguintes documentos: comprovante de inscrição, diploma de graduação (original e cópia), histórico escolar (original e cópia), duas fotos 3x4 e documentos pessoais (RG, CPF e Comprovante de Residência).

A relação de alunos matriculados deverá ser divulgada pela UEPB no site www.uepb.edu.br e pela Secretaria de Estado da Educação no site www.paraiba.pb.gov.br/educacao no dia 14 de dezembro de 2012. A aula inaugural será realizada no dia 15 de dezembro em local a ser divulgado posteriormente.

A secretária da Educação em exercício, Márcia Lucena, informa ainda aos profissionais de educação matriculados para o Curso de Especializaçãoquenão serão dispensados de suas atividades, não cabendo, portanto, pedido de licença para capacitação prevista no Artº 88 da Lei Complementar nº 58/2003 que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores Públicos Civis do Estado da Paraíba.

Os casos omissos serão analisados pela SEE que se reserva o direito de analisar e deliberar sobre os mesmos. Para maiores orientações, entrar em contato com a Gerência de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, por meio dos telefones: (083) 3218-4049/ 3218-4052/ 3218-4076 / 3218-4051.



Fonte: SECOM-PB