quarta-feira, 13 de abril de 2016

Paraibana cria aves usando alimento e remédios naturais e vende 960 ovos por mês


A criação de galinhas nativas é uma das principais atividades para complemento da renda familiar no assentamento Vitória, em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, a 133 km de João Pessoa. Um dos exemplos positivos neste tipo de atividade é a agricultora Elizabeth Bento de Souza, de 62 anos. Ela cria 150 galinhas, utilizando remédios e alimentação naturais, e consegue vender 960 ovos por mês.


As galinhas de capoeira das raças pedrês, gogó de sola e pé de pena são criadas em sistema de semiconfinamento, no qual os frangos são criados parte do dia presos e parte soltos. Em 2013, Elizabeth obteve recursos do Plano Brasil Sem Miséria, que possibilitou aumentar a criação. Com o recurso, ela também adquiriu telas para cercar uma área ao redor da casa, para deixar as galinhas mais protegidas dos predadores.

Remédios e alimentos naturais

A produtora informou que as galinhas são criadas sem o uso de produtos químicos. A prevenção de doenças é feita com receitas naturais, a exemplo da casca de angico, que a agricultora sempre coloca na água que as galinhas bebem, para prevenção contra gripe e febre. A alimentação também é natural. As galinhas comem bredo, capim e milho produzido no lote, sem uso de agrotóxicos.

Além de consumir parte da produção de ovos e vender 80 dúzias por mês, Elizabeth também reserva os ovos maiores para fazer a reprodução. “Todo mês eu separo oito galinhas e coloco para chocar com treze ovos cada. Faço isso sempre quando a lua está cheia, pois é a melhor época”, explica a agricultora. Outra estratégia da agricultora é vender as galinhas mais velhas e os frangos, fazendo assim uma seleção com as melhores aves para a reprodução e produção de ovos.

A criação de galinha de capoeira da assentada vem sendo acompanhada pela assistência técnica da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), contratada pelo Incra/PB para prestar assistência aos assentamentos.
























Fonte Portal Correio