sábado, 20 de setembro de 2014

Visita ao Cristo Rei e missa na Matriz marcam aniversário de oito anos da morte de Padre Zé

Celebrações ocorreram nesta sexta-feira. Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Foi ponto facultativo em Itaporanga nesta sexta-feira, 19, pelo aniversário de oito anos de morte do monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, o saudoso Padre Zé. Durante toda a manhã e tarde, a maior parte do comércio e alguns órgãos públicos funcionaram normalmente, mas as escolas das redes municipal e estadual, assim como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), não abriram as portas no dia de hoje.

Pela manhã, alunos do Colégio Diocesano Dom João da Mata, educandário construído por Padre Zé e uma de suas principais obras, subiram à Serra do Recanto e visitaram o mausoléu onde estão sepultados os restos mortais do religioso, que fica abaixo da estátua do Cristo Rei, outra obra dele. À noite, houve a celebração de uma missa na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição pela alma do religioso.

Padre Zé faleceu em João Pessoa em 2006, aos 82 anos, vítima de câncer, e seu passamento deixou um vazio imenso no município. O cajazeirense, que chegou a Itaporanga no ano de 1955, foi uma das figuras mais importantes para o desenvolvimento local e regional, nos mais diversos setores, sobretudo no campo educacional.

Além do Colégio Diocesano Dom João da Mata e da estátua do Cristo Rei, Padre Zé criou a banda firlamônica Cônego Manoel Firmino; ampliou a igreja matriz; criou a Gráfica Vale do Piancó; e construiu a Casa do Menor São Domingos Sávio, entre outras obras e ações igualmente importantes. A atuação dele também foi significativa para a vinda da energia elétrica, do sinal de TV, da telefonia para a cidade, a construção do Hospital Distrital e o funcionamento do antigo Funrural. Foto (Marcos Oliveira): Padré Zé olha fixamente para o Cristo. Foi uma de suas últimas imagens vivo.
Folha do Vale