segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Energia solar pode ser a maior fonte de eletricidade em 2050

Queda em preços de equipamentos faz setor avançar. Uma rápida baixa no custo de equipamentos está por trás de projeção em relatório recente da Agência Internacional de Energia (AIE).
De acordo com os dados da entidade, os sistemas solares fotovoltaicos poderão gerar até 16% da eletricidade mundial em 2050, enquanto que os térmicos responderiam por outros 11%.

“A rápida queda nos custos dos módulos e sistemas fotovoltaicos nos últimos anos abriu nova perspectiva para o uso da energia solar como uma fonte importante de eletricidade nos próximos anos e décadas,” disse na sexta-feira a diretora-executiva da AIE, Maria van der Hoeven, que falava na Conferência Européia de Energia Solar Fotovoltaica (PV).

Os painéis PV constituem a tecnologia de energia renovável de crescimento mais rápido no mundo desde 2000, embora a energia solar ainda represente apenas 1% da capacidade mundial de geração.

A expansão do setor vem sendo liderada pela China, seguida dos Estados Unidos, e a energia solar térmica também pode crescer nos EUA, junto com África, Índia e Oriente Médio.

A agência comenta que a extração de petróleo e gás natural se torna cada vez mais custosa para as empresas, porque os depósitos de mais fácil acesso estão esgotados, restando aqueles explorados em condições difíceis, como em alto mar, informa o Clean Technica.

Foto: activsolar/Creative Commons, por José Eduardo Mendonça, advindo Planeta Sustentável