sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Viajando pela América do Sul, em duas rodas: Casal argentino chega a Caicó-RN

No calendário, apenas, a data da saída: 13 de janeiro de 2013. O casal argentino Gaston Tonga (26) e Luciana Juarez (25) deixaram a cidade de Mar del Plata, carregando um sonho na bagagem: Conhecer a América do Sul, sob duas rodas. Eles já percorrem 44 mil quilômetros e visitaram 6 países (Colômbia, Venezuela, Chile, Peru, Equador e Brasil), a bordo de uma motocicleta Yamaha YBR 125 cc. 
Para Tonga, não é somente uma aventura, mas sim um desafio. “São muitos os perigos que a gente enfrenta longe de casa, principalmente quando nos propomos a fazer uma viagem de tamanha envergadura; conhecemos lugares diferentes e às vezes inóspitos; porem reside ai a graça: vencer esses desafios e ter uma bela história pra contar”, diz Gaston Tonga.

Na Colômbia, um pequeno acidente quase os fazia desistir da viagem. “Estávamos próximos a Bogotá, e a estrada não estava muito boa. Esquivávamo-nos de uns buracos quando fomos acertados por uma camioneta que nos jogaram para fora da pista; sofremos alguns golpes pelo corpo e a motocicleta teve as valises quebradas”, contou Luciana Juarez, mostrando as cicatrizes.
( DE PASSAGEM POR EL PEÑOL - GUATAPE - COLÔMBIA )

Além dos problemas de trânsito o clima termina sendo outro agravante haja vista as constantes mudanças de temperatura que eles têm que enfrentar durante o percurso. Gaston Tonga, diz que em Paso de Jama- Cordilheira dos Andes, fronteira entre Argentina e Chile, a 4 mil metros do nível do mar, a temperatura chegou a incríveis (-)25 graus negativos.

“Armamos a nossa barraca ao lado de uma casa, na via pública mesmo; e como não podemos levar muita coisa na bagagem, tivemos que nos virar com a pouca roupa que tínhamos – não deu para dormir, na verdade – passamos a noite incomodados com o vento e o frio talhante, ficamos o tempo todo agarrados um no outro”, falou provocando a parceira. “Somos ainda namorados, nós nos conhecemos pouco antes da viagem”, emendou Luciana, sorrindo, também..

Quando perguntados sobre as altas temperaturas enfrentadas por eles, Luciana fez uma careta e se abanou, confessando que o Brasil está no topo da lista, neste quesito. “As maiores temperaturas que enfrentamos foram na Colômbia e aqui no Brasil. Passamos muitas dificuldades em Manaus, região Norte do Brasil, com o forte calor. Parávamos constantemente para descansar e poupar também a motocicleta; não sabemos o que é pior se muito frio ou muito calor”, diz Luciana.
( EM VALENCIA, VENEZUELA )

O projeto “Carreteando suenos” é financiado por eles mesmo através da venda de artesanato e da pouca ajuda que recebem das revendas autorizadas Yamaha, em produtos e serviços. O casal saiu da argentina com cerca de 500 dólares. Segundo Tonga, essa quantia não daria para custear nem metade da viagem.


“Os gastos com a manutenção da moto: pneu, óleo, revisão, são minimizados com a ajuda que recebemos das bandeiras Yamaha, porém, isso não acontece em todas as localidades; provemos a comida e o combustível com o lucro de nosso artesanato; e como dormimos na barraca, economizamos em hospedagem”, Explicou Tonga. 
( EXPOSIÇÃO E VENDA DE ARTESANATO NO EVENTO MOTOCICLISTICO DE SANTA CRUZ-RN )

Há 05 (cinco) dias em Caicó-RN, onde participou do encontrão da AMO-CAICÓ – Associação de Motocilcistas de Caicó-RN, e recebeu o apoio dos motociclistas locais, casal arruma as malas para voltar a estrada, destino: Toritama-PE, para o 8 Tigres do Agreste; de lá, Olinda-PE e Petrolândia-PE. A última parada no Brasil será na Chapada Diamantina.
RECEPÇÃO DA AMO-CAICO
(associação dos motociclistas de caico-RN, ao casal argentino de viagem pela America do Sul) 

“É um grande prazer para nós conhecer as belezas brasileiras, um país muito rico em reservas naturais e de um povo educado e agradável, levamos boas impressões deste lugar”, confessa, emocionada, Luciana Juarez.

A volta pra casal está marcada para dezembro, quando os dois aventureiros, pretendem se casar numa solenidade simples. (MN) 

maispatos.com