sexta-feira, 14 de novembro de 2014

PF prende dois na Paraíba durante investigação sobre fraudes no Enem

Três mandados de prisão foram emitidos no Ceará, dois cumpridos na PB. Operação Apollo foi deflagrada nesta sexta-feira em três estados. Duas pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (14) em João Pessoa suspeitas de envolvimento com um grupo criminoso que teria fraudado a prova do Enem deste ano.
Segundo informações da Polícia Federal na Paraíba, a operação é comandada pela superintendência da PF no Ceará, mas sete mandados, sendo quatro de busca e apreensão e outros três de prisão foram cumpridos.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, o terceiro procurado na Paraíba foi preso ainda no Ceará, mas o mandado de prisão indicava que o suspeito mora em João Pessoa. Os dois homens detidos em João Pessoa foram encaminhados para superintendência da Polícia Federal no estado, na cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa, onde estavam sendo ouvidos até as 10h45 (horário local) desta sexta.

A operação foi deflagrada simultaneamente nos estados do Ceará, Paraíba e Piauí, onde foram cumpridos no total quatro mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão. De acordo com a PF, o esquema criminoso tinha seu centro de atuação na região do Cariri, no sul do estado do Ceará, mas a atuação da quadrilha se estendia também pela Paraíba. Os fraudadores direcionavam a sua atuação aos candidatos interessados em ingressar no curso de medicina de universidades públicas.

A investigação criminal foi iniciada há 13 meses e, além das prisões realizadas nesta sexta-feira, propiciou a prisão em flagrante de dois candidatos do Enem 2014 no sábado (6), na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará.

As investigações seguem agora para identificar todos os possíveis beneficiários doesquema criminoso, responsável por fraudes ao ENEM 2013 e 2014. O Inep/MEC, órgão responsável pela realização das provas do Enem, tem colaborado com as investigações desde o ano passado, fornecendo as informações necessárias à identificação dos investigados e à elucidação da fraude, ainda conforme a Polícia Federal.

Fonte Do G1 PB