sábado, 8 de novembro de 2014

Desfile cívico, capoeira, dança, música e poesia no penúltimo dia das comemorações do Bicentenário da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e dos 266 anos de fundação de Piancó

IMG_2352No final da tarde de ontem (07/11), tradicionalmente aconteceu o desfile da Secretaria de Educação com a participação de todas as escolas do município, com o tema: Celebrando o passado e construindo o futuro, onde a cada pelotão era contada a história de nossa cidade e sempre mostrando o papel importante da educação na nossa terra, com homenagens a grandes professoras, como Zenaide Brasilino e a nossa grande mestra Graça Sá, referência na educação de Piancó.
Com participações da Banda Marcial Júlia Mendes, de Itaporanga, da Filarmônica Santo Antônio, da escola Maria de Lourdes Freitas Dantas e da Banda do PETI, lindas balizas fizeram suas performances e o desfile seguiu pelas ruas do centro da cidade até o palco de eventos no adro da Igreja do Rosário, onde assistiram às apresentações o prefeito Sales Lima, a primeira dama Dilma Casé de Andrade Lima, secretários, vereadores e convidados.

Em seguida, apresentaram-se o grupo de Capoeira Nova Raça, mostrando a pura cultura brasileira. É uma arte marcial desenvolvida pelos Escravos trazidos da África ao Brasil. Eles treinavam em forma de dança, para seus patrões não perceberem que eles estavam treinando. A Capoeira envolve dança, luta e música, dentre alguns instrumentos usados na roda, está o berimbau, o atabaque, o agogô e o pandeiro.

Depois foi a vez do Educandário Mesquita apresentar o Pastoril, e a festa do Bumba Meu Boi, danças típicas do rico folclore brasileiro. A Escola Eliseu Freires Mariz também se apresentou com dança estilizada, figurinos ricos e ao som de diversos ritmos brasileiros.

Finalizando a noite em grande estilo, o secretário de Cultura e grande músico saxofonista brinda aos presentes com um show estupendo, onde toca desde clássicos do standard americano, jazz e a nossa música brasileira, onde teve a participação da jovem Layla, que cantou um sucesso de Marisa Monte acompanhada do saxofone de João, para o deleite dos presentes.

Advindo: http://www.pianco.pb.gov.br