quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PF apreende documentos usados para conseguir aposentadorias rurais no interior da Paraíba...


Na manhã desta quarta-feira (26), a Polícia Federal deflagrou uma operação na região do Cariri paraibano para desarticular uma organização criminosa acusada de fraudar benefícios previdenciários.

Na ação foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Monteiro e São João do Tigre.

A Polícia Federal estima que a ação do grupo já tenha provocado um prejuízo de mais de R$ 400 mil aos cofres públicos.

Segundo a PF o grupo criava documentos falsos para comprovar o exercício da atividade rural, durante o período necessário para conseguir a concessão de aposentadorias e também salários-maternidade. Para isso, o grupo contava com o a participação de um servido Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). 
Os mandados de prisão começaram a ser cumpridos por volta das 9h, na  Agência de Previdência Social (APS), em Monteiro, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Tigre e nas residências de acusados. 
A operação contou com a participação de 16 policiais federais e ainda com o o poio do Ministério da Previdência Social. A assessoria de comunicação da Polícia Federal não soube informar se alguém foi preso, durante a ação. A operação, foi batizada pelo nome “Cariri”, por conta da região onde as fraudes acontecia.
A ação foi presidida pelo delegado da Polícia Federal de Campina Grande, Antônio Delfino, que ainda não confirmou se irá conceder entrevista à imprensa, sobre a operação. 

Do JPB