quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Catingueira se prepara para mais uma Festa do Padroeiro. Veja a programação religiosa

Desde o mês de Novembro a Paróquia São Sebastião vem preparando a maior Festa Religiosa da Vale do Piancó. Depois de uma sucessão de reuniões que visam preparar tanto a parte religiosa como a parte social, finalmente está tudo pronto para a abertura da Festa que será no próximo dia 10, sexta-feira. 

Segundo o Padre Bento Oliveira para a Festa desse ano existe grande expectativa. 
Na peregrinação com a Imagem do padroeiro pelas comunidades rurais tem havido grande participação dos fiéis e os Soldadinhos da Festa têm trabalhado muito para arrecadar fundos. Ressaltou ainda que em 2013 havia um clima de pessimismo antes da festa, resultado das tensões políticas ainda muito fortes naquele período, apesar de que a festa foi recordista em termos de rendimento. 
“Este ano analiso que existe um sentimento de união em torno da devoção ao santo, e que desde as primeiras reuniões tem se ressaltado que a festa busca a integração. Pelo menos entre as pastorais, movimentos, o entendimento é este, estamos para acolher, independente de bandeiras, é a posição oficial do padre e da Igreja”. 
Disse o Padre A Festa possui uma gama de significados que abrangem vários aspectos do ser humano, o cultural - basta pensar nas alvoradas ao som da Banda Cabaçal; o religioso, onde se procura o seguimento a Cristo e a fortaleza no testemunho de fé de São Sebastião; o político onde os grupos procuram uma visibilidade perante a sociedade; o tecido social – onde se percebe as várias classes sociais participando da festa cada um ao seu modo e condições. 
Quanto a este último aspecto verifica-se que nos últimos anos não há espaço para segregação, uma vez que após as novenas todos tem direito a buscar sua mesa e tomar os lanches da Quermesse por preços acessíveis. Sem dúvida o Pátio favoreceu esta participação. 
Este ano o tema da Festa será: “Com teu sangue ó Mártir, somos Comunidades de Comunidades”. Inspirado no Documento 104 da CNBB os devotos irão rezar pela unidade entre as Comunidades que formam a Paróquia, pela integração entre elas, para que haja o entendimento de que a Paróquia, a saber, cada uma e todas as Comunidades devem ser Casa da Acolhida, Casa do Pão, Casa da Caridade, Casa da Palavra. Muitos turistas e filhos da terra já chegaram à Cidade e desde a Missa de Natal, verifica-se a Igreja lotada. 
A Programação para o dia 10 será a seguinte: às 05h00 Alvorada Festiva e hasteamento da Bandeira do Município e da Paróquia, 16h00 Concentração na Fonte São Sebastião, Procissão, Hasteamento da Bandeira da Festa e Missa de Abertura e Acolhida aos Devotos.
Fonte Pascom