quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O grupo "Arqueolog Pesquisa" da UFPE realiza trabalhos entre Piancó e Nova Olinda

Os pesquisadores Jairo (motorista), José Alberto (auxiliar de pesquisa)e Taciane Tabosa (Arqueologa) que vieram da Universidade Federal do Pernambuco, estiveram realizando uma série de estudos na área e marcando pontos de coordenadas a cada quilometro rodado na BR 426 que liga Piancó a Nova Olinda, neste dia 15 de Janeiro do corrente ano, pois o grupo de pesquisadores tem como objetivo procurar descobrir vestígios de nosso antepassados, para preservação da história e da cultura. 
Pois, o DENIT solicitou da UFPE esse trabalho que trata exclusivamente da Arqueologia Preventiva em rodovias. Além disso, encontraram alguns espaços considerados arqueológicos como pinturas rupestres e ruínas antigas que narram a história dos primeiros povoados do Vale do Piancó. 
A legislação brasileira se preocupa em buscar o equilíbrio entre a Preservação do Passado, e a construção do futuro. O DENIT está promovendo a execução de pesquisa arqueológica em suas obras rodoviárias, tendo em vista a necessidade de aliar a Preservação do Patrimônio Cultural ao desenvolvimento do país. 
Pois, o intuito dessa equipe que permaneceu por dois dias em nossa cidade de Piancó, com o apoio da S.O.S Rio Piancó tendo como presidente José Filho e membros desta mês mesma ONG, como Aurea Cristina, Chico Jó, Pedro José. Hoje, durante a execução dos trabalhos estão sendo monitoradas pela equipe do Laboratório de Arqueologia da UFPE para garantir o estudo e preservação de vestígios que possam ser revelados. 
Assim, foram encontrados na casa da pedra no município de Piancó objetos antigos de porcelana, cacos, moedas, dentre outras coisas. Já em Santana dos Garrotes foi encontrado numa das ruínas pedaços de porcelanas, pratos, telhas, dentre outros. 
A partir de março, virá uma equipe para conscientizar, informar, e partilhar suas experiências no campo da Arqueologia em todas as três cidades envolvidas no projeto: Piancó, Santana dos Garrotes e Nova Olinda. 
Segundo Alberto e Taciana:"O nosso trabalho consiste em colher os dados, levar para o laboratório onde nosso professor fará todo o estudo de alguns objetos encontrados, inclusive datando em que tempo o fato tenha ocorrido, em seguida de acordo com as necessidades virá outra equipe do mesmo grupo Arqueolog Pesquisas, para fazer eventuais escavações no local. Tudo isso, é para preservar aquilo que se encontra escondido que é o Patrimônio Cultural que cada povo traz consigo"

Fotos da Serra Branca em Santana dos Garrotes (PB)



Fonte: http://piancopb.com/post