quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Exposição interativa sobre a caatinga é destaque na Brasil-Canadá 3.0

Quem chegar ao Centro de Convenções de João Pessoa a partir desta quarta-feira, 4, irá se deparar com uma estrutura inflável em formato de mandacaru. Trata-se de uma espécie de “iglu” onde acontece a exposição interativa “Caatinga: um novo olhar”, promovido pela Associação Caatinga, do Ceará, com apoio da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid).

A exposição acontecerá durante os dias em que acontece a programação oficial e paralela da Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0. Dentro do “mandacaru inflável”, será possível ver e manusear as peças que trazem informações sobre preservação ambiental, animais característicos da caatinga e paisagens da região.


O coordenador da exposição, Sandino Moreira Silva, conta que é a primeira vez que a exposição sai do estado do Ceará. “Juntamos os dois projetos e fizemos uma exposição pedagógica e didática sobre as defesas do bioma. E produzimos essa ferramenta itinerante, que pode ir pra qualquer parte do Brasil, no intuito de mostrar os cuidados que temos que ter com a caatinga e o valor que ela tem”, explicou.

Ao entrar na exposição, o visitante se depara com informações do chão ao teto. Em cada uma delas, ele é convidado a interagir, seja apertando botões, girando manivelas e puxando alavancas, de modo a compreender as belezas ambientais desta região.

O evento tem o apoio da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), cujo presidente, Percival Henriques, acompanhou de perto a abertura. “Não dá pra imaginar que a telinha do celular possa ser a única mídia. Estamos falando de novas maneiras de interagir com as pessoas, sob um olhar criativo e diferenciado”, avaliou.

Depois de encerrada a conferência, a exposição interativa segue para o município de Cajazeiras, onde ficará disponível para visitação de 10 a 14 de dezembro.

Sobre a conferência - A conferência Brasil-Canadá 3.0 é uma realização do Governo do Estado da Paraíba e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e tem como patrocinadores master a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Governo do Canadá e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR). A edição deste ano acontecerá mais uma vez na Paraíba nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no polo Cabo Branco, em João Pessoa.

A Conferência reunirá Governo, Pesquisadores e Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento e inovação. O título desta edição será “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”.


Blog Piancó News Ascom/PiancóNews