quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Coordenadora Da Base Descentralizada de Santana dos Garrotes Samu – 192, Faz Esclarecimentos.[Clima Quente acompanhe]

Ambulancia Ducato Maxicargo 2013 110 Mil Prota Pra Uti

Em resposta a matéria publicada no blog AryRamalho.com, venho esclarecer, o motivo do defeito da ambulância do SAMU/Base de Santana dos Garrotes- USB 14, a mesma apresentou um problema mecânico. É um veiculo móvel, com vários anos de uso, não adequado para a realidade das nossas estradas, que como qualquer outro carro, também quebra, mas vale acrescentar a informação, que o município já providenciou da empresa licitado a peça, que de acordo com a mesma, estar encontrando dificuldade em nos atender, por motivo de escassez no mercado local, por se tratar um veiculo de marca Renault.

No entanto, mesmo a nossa VTR encontrando-se com defeito, a nossa região não deixará de ser assistida pelo referido serviço.  Somos regulados pela Central de Piancó e a mesma tem o papel de encaminhar a ambulância mais próxima de acordo com a gravidade, pois o nosso serviço estar inserido em um SAMU Regionalizado.
Em contato com a Coordenadora da Regional de Piancó, Euda Aialla a mesma informou que de acordo com as ligações gravadas no sistema, não existiu nenhuma ligação no dia 11/12 para este fim. No entanto torna-se inverídica a informação citada neste Blog que o paciente não foi atendido pelo serviço SAMU em virtude de encontrar-se baixada, pois é obrigação da central disponibilizar outro veiculo nessas situações.
O Serviço do Samu, estar funcionando 24horas, basta ligar no 192 ou no 3452-1900, que a central encaminhará até o paciente uma ambulância, assim como preconiza o Ministério da saúde, portaria 2048 de 05 de novembro de 2002.
E ao que tange as demais informações no Blog, a Secretária de Saúde esclarece, que o outro veículo citado, anteriormente se intitulava como AMBULÂNCIA BÁSICA, deixa claro que o mesmo não tinha mais condições de rodar para esse fim, por encontrar-se em atraso há mais de 05 anos nos registros do DETRAN, por não ter condições físicas e mecânicas, por estar fora dos padrões sanitários, condenado para rodar como ambulância, foi por esse motivo remanejada para o serviço da Vigilância Ambiental, para fazer vistoria com os agentes de endemia na zona rural.   
Falta esclarecer, que estamos abertos a críticas construtivas, mas que sejam embasadas em fundamentos técnicos e não meramente destrutivos. Sem mais, estamos disponíveis para qualquer esclarecimento.
FONTE:

Edilene Badu
Coordenadora Da Base Descentralizada de Santana dos Garrotes
Samu – 192

Telma Batista
Secretária de Saúde