sábado, 11 de junho de 2016

Programa Café com Poesia, edição 32ª, sábado, 11 de junho 2016; homenageia o poeta Lau Siqueira pela visita cultural a Piancó

A trigésima segunda edição do Programa Café com Poesia, idealizado e apresentado pelos poetas José Nilton Leite (poeta da Macambira) e Hosmá Passos, deste sábado, 11 de junho de 2016, transmitido pela Rádio Comunitária Nativa FM de Piancó, das 7h às 8h, contou com a presença dos titulares, Açucena Hilário e Hosmá Passos. 
A edição do programa Café com Poesia, deste sábado, 11 de junho de 2016, registrou em forma, de uma singela homenagem, a presença do poeta Lau Siqueira, atual Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, que desde ontem, dia 10, se faz presente em nossa cidade Piancó. 
Enquanto, o programa homenageava-o, o poeta Lau Siqueira, participava de outras atividades culturais na cidade de Piancó, com ativistas culturais, SINDFEMP, Grupo Evolução, e o Educandário Américo Mesquita, dentre outras pessoas e instituições, a exemplo do Idealizador do Roteiro Turístico da Zona da Passagem da Coluna Prestes Pelo Sertão Paraibano, Chico Jó (poeta, escritor e mentor do Grupo Evolução), e do patrono cultural do Grupo Evolução, o músico João Leite Ferreira, objetivando, visitar e catalogar, alguns pontos turístico-culturais de Piancó. Todas essas atividades culturais são partes elementares do Evento Cultural Grito de Resistência Cultural de Piancó, ocorrendo em Piancó, nos dias 9, 10 e 11. 
O evento foi elaborado especialmente para receber o Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, para que, o mesmo, tome ciência da realidade cultural de Piancó. 
Durante o programa, que contou com os apresentadores, Açucena Hilário e Hosmá Passos, foram declamados poemas do poeta Lau Siqueira, dos livros, Transpirando Reminiscências, do poeta Santanense, Solon Bastos Cavalcante, O Mundo Enfrente e Verso, do poeta Itaporanguense, J. Sousa, e do exemplar, O Nosso Amor de Sempre, da parceira cultural do Café, Márcia Souto de Patos. 
Os exemplares citados foram ofertados ao poeta Siqueira, na palestra CULTURA COMO POSSIBILIDADES, que o mesmo proferiu na Câmara de Vereadores de Piancó, das 15h30 às 17h30, na tarde do dia 10. 
O programa foi transmitido pela TV Nativa de Piancó, através do Diretor fundador e presidente da Rádio Comunitária Nativa FM de Piancó, Esmaildo Pereria, que esteve presente, nos estúdios durante o programa. 
Durante o programa foram mencionados alguns poetas repentistas e cordelistas piancoenses, a exemplo dos repentistas, Zé Limeira, Marcos Paulo, dos cordelistas, Josealdo Rodrigues Leite, autor do cordel "Os mais Violentos dias do Piancó - 80 da Passagem da Coluna Prestes por Piancó", e o professor João Trindade, que escreveu, o cordel, "A Coluna Prestes em Piancó". 
Também foi mencionado no programa, o poeta do Marmeleiro, Erivar Moisés de Itaporanga, que presenteou o poeta Lau Siqueira na palestra com exemplares autorias, e declamou um poema, na ocasião.

Por Hosmá Passos.